Comitê Covid libera celebrações religiosas presenciais em Cataguases


Comitê Covid libera celebrações religiosas presenciais em Cataguases

A reunião do Comitê Covid-19 Cataguases realizada na tarde desta terça-feira, 28 de julho, liberou com restrições, igrejas e templos religiosos a retornarem com as celebrações presenciais. A medida, porém, restringe a apenas trinta pessoas, o número máximo de participantes, e obriga estes locais a cumprirem um intervalo de meia hora entre cada culto, missa ou outra atividade religiosa. A limitação não é uma imposição do Comitê, mas uma determinação do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Minas Gerais (COES-MG).

Segundo informa o relatório da reunião a que o Site do Marcelo Lopes teve acesso, a decisão de permitir o retorno de cultos, missas e demais atividades religiosas presenciais tomou como base Parecer Técnico da SES/COES MINAS COVID-19 Nº 05/2020 que limita também a trinta pessoas o número máximo de pessoas em cada celebração. Além disso, cada uma delas deverá manter distância de dois metros entre si. Após cada atividade religiosa o local deve ser higienizado e todos os presentes devem usar álcool em gel e máscaras, entre outros procedimentos como evitar aglomeração.

Com relação a reabertura dos restaurantes o Comitê decidiu manter a situação inalterada. Segundo explicou o médico Joseph Freire, a medida precisa, primeiro, ser adotada pelo governo do estado de Minas Gerais. O funcionamento continua no modelo atual, com entrega delivery. Uma esperança para o setor está nesta quinta-feira, 30 de julho, quando haverá uma reunião do Ministério Público com o Comitê Estadual para definir mudanças e possível flexibilização no protocolo Minas Consciente.

A reunião também informou que vai começar a segunda etapa do inquérito populacional para fins de testagens contra a Covid-19. Serão visitados os bairros Thomé, Bom Pastor, Primavera e Justino. Em seguida será dada continuidade à testagem dos profissionais de transportes coletivos urbanos, táxi, mototáxi, funcionários de supermercados, mercado do produtor, mercados, açougues, padarias e postos de gasolina. Os pastores e padres também serão testados, caso queiram, no dia 30 de julho, a partir das 16 horas, no Posto de Saúde do Bairro Paraíso.