Seguem em curso as medidas para a retomada das atividades do Aterro Sanitário de Muriaé, suspensas preventivamente, desde março deste ano devido a impactos causados pelo grande volume de chuvas que atingiu a cidade nos primeiros três meses deste ano. A paralisação se deu a fim de evitar riscos à segurança dos trabalhadores que atuam diariamente no local, bem como à estrutura do complexo. A suspensão temporária foi definida conforme protocolo de gerenciamento de risco para atividades desta natureza.
Após ações emergenciais, como melhorias no sistema de drenagem do aterro, recentemente foi iniciado o processo de estudo geotécnico, fundamental para análise detalhada da parte interna do maciço. Equipamentos denominados piezômetros foram instalados em diversos pontos, para medição das pressões geradas pelo chorume e pelo biogás, resultantes da decomposição dos resíduos orgânicos. Tais leituras irão possibilitar um diagnóstico preciso do interior do aterro e embasar eventuais intervenções a serem efetuadas.
O serviço de coleta de lixo segue sendo prestado normalmente. Os resíduos estão sendo encaminhados para o Aterro Sanitário União, localizado na cidade de Recreio – unidade mais próxima de Muriaé em condições de atender a demanda do município.
Por meio do Demsur, a Prefeitura de Muriaé reforça que todas as providências estão sendo tomadas, para que o Aterro Sanitário Municipal volte a operar com segurança o mais breve possível.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé