O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, participou de reunião virtual na manhã da última segunda-feira, 1º de junho, com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva. Na pauta, o programa Minas Consciente e a solicitação apresentada pelos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá para a mudança nos critérios de análise do plano, substituindo a unidade de avaliação da macrorregião Sudeste para a microrregião de Ubá. Ao final, o representante da SES/MG comprometeu-se enviar uma resposta formal sobre o assunto até a próxima sexta-feira (05).
A reunião envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde foi convocada pelo próprio Governo do Estado, após encontro (também virtual) realizado na última sexta-feira (29) entre prefeitos da região e o Promotor de Justiça, Rodrigo Ferreira de Barros (Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Sudeste). Na ocasião, após análise do programa e seus resultados, vários prefeitos da microrregião de Ubá manifestaram novamente a insatisfação com os critérios de avaliação macrorregional do Minas Consciente e reforçaram o pedido de mudança no conceito regional de avaliação.
– Considero que as reuniões foram muito boas, no sentido da troca de informações proporcionada, da oportunidade que vários de nós, prefeitos, tivemos de nos posicionar e manifestar nossas observações sobre o programa. Deixamos claro que ninguém quer sair abrindo tudo de qualquer maneira. Porém, temos consciência de que os dados de incidência e ocupação da nossa microrregião respaldam nosso posicionamento neste momento. O Estado entendeu o nosso pleito, apesar de defender as regras atuais do programa. Agora nós vamos aguardar esse prazo, conhecer a resposta da SES, para então decidirmos como agir, sempre em conjunto e com responsabilidade”, explicou o prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho.
Todos os representantes dos municípios do Consórcio de Saúde de Ubá, que tem realizado reuniões frequentes para alinhamento, avaliação e discussões de ações futuras, concordaram em aguardar o prazo solicitado pelo Secretário de Estado de Saúde, até a próxima sexta-feira, antes de tomarem novas decisões. A mesma realidade é vivenciada na microrregião de Cataguases, que também defende a mesma mudança no Programa Minas Consciente.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação de Ubá