Secretária de Educação detalha Regime de Estudo não Presencial na rede estadual de ensino


Secretária de Educação detalha Regime de Estudo não Presencial na rede estadual de ensino

A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Julia Sant’Anna, explicou na quarta-feira, 13 de maio, em coletiva virtual, como funcionará o Regime de Estudo não Presencial lançado pela pasta que comanda. Na oportunidade, Julia falou sobre o funcionamento das ferramentas propostas para viabilizar o ensino remoto e tranquilizou professores, alunos e familiares sobre a continuidade dos estudos durante o período de distanciamento social.

“Não haverá atividades de professores e alunos em escolas”, disse. “Não há com o que se preocupar. Professores não têm que se dirigir às escolas, esse acompanhamento deverá ser feito, integralmente, de suas casas”, afirmou. A estratégia apresentada está alinhada às orientações propostas pelo Comitê Extraordinário Covid-19, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), como medida para o enfrentamento e controle da pandemia de coronavírus. Na coletiva, a secretária também ressaltou que todas as atividades serão feitas em casa e que as escolas permanecerão fechadas enquanto for necessário.

De acordo com Julia Sant’Anna, o modelo adotado em Minas foi desenvolvido em sintonia e diálogo com professores, equipe pedagógica e instituições ligadas à educação. Todos os recursos foram pensados para garantir que seja contemplado o maior número possível de alunos, de modo que possam seguir tendo direito ao aprendizado, sem ficarem expostos às aglomerações e a riscos neste momento.

Continuidade dos estudos
A situação de ensino remoto vai possibilitar que os alunos da rede pública estadual de Minas Gerais sejam menos afetados na evolução de seu processo formativo, preparando os estudantes para que sejam impactos o mínimo possível no momento em que as atividades presenciais forem retomadas.

Segundo a secretária, “estamos com as melhores ferramentas nacionalmente. A gente não admitiu que não fossem usadas as melhores ferramentas, dispôs recursos financeiros para garantir isso”, ressaltou. “Vamos conseguir ter bastante orgulho desse processo”, acrescentou.

Para o Regime de Estudo não Presencial, foram estruturadas três recursos que vão funcionar de maneira complementar nesse período: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o aplicativo Conexão Escola; e o programa de TV “Se Liga na Educação” que será exibido pela Rede Minas. Além disso, as redes sociais e o site da SEE também ajudarão na integração das ações.

A estreia do programa “Se Liga na Educação” será na segunda-feira (18/5) e o aplicativo estará disponível no Google Play Store na mesma data. Em breve, será disponibilizado também na Apple Store. A navegação na plataforma será custeada pelo Governo de Minas. Os planos de estudo tutorado foram disponibilizados nessa terça-feira (12/5) no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas | Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG