Recicla Cataguases aproxima cooperados da população


Recicla Cataguases aproxima cooperados da população

Cataguases vive um momento importante no processo de implantação da coleta seletiva e reciclagem na cidade. A cooperativa Recicla Cataguases iniciou a operação ao capacitar catadoras e catadores e realizar intensa mobilização porta a porta junto à população, além de colocar em prática ações operacionais e logísticas da coleta de materiais recicláveis. O objetivo é consolidar a gestão de resíduos no município como uma política pública perene, unindo eficiência e compromisso com a causa socioambiental.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes

Os treinamentos técnicos e humanos têm sido o alicerce dessa nova fase. Os cooperados participaram de treinamento de Segurança do Trabalho, com foco na prevenção de acidentes, no uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e na conscientização sobre os riscos no contexto da unidade de reciclagem. Também foi ministrado um treinamento com orientações voltadas à organização, padronização, limpeza e melhoria do ambiente de trabalho.

Vale destacar as ações operacionais relacionadas às funções dentro do processamento, incluindo as funções de triturador, apoio, coordenação, triagem, pré-triagem e a função do prensista, com a devida explicação sobre as responsabilidades e a importância de cada atividade. Por fim, aplicaram ainda as instruções de trabalho específicas e instrução prática para a execução da triagem do material e do primeiro fardo de papelão, utilizando a prensa de 35 toneladas. Essa ação teve como objetivo exemplificar, na prática, as orientações que haviam sido previamente abordadas na teoria.

Mobilização porta a porta

A aproximação com a população foi outro pilar importante. As cooperadas e cooperados participaram de um Workshop de Mobilização, no qual trataram, de forma teórica, as ações da mobilização, tiraram dúvidas e discutiram estratégias para levar esse conhecimento aos munícipes de Cataguases.

No dia seguinte, foram às ruas para distribuir folhetos explicativos e conversar com as pessoas para sensibilizá-las sobre o início da coleta seletiva e os benefícios socioambientais na contribuição da separação dos materiais recicláveis, além de esclarecer dúvidas e levar dicas da correta destinação dos recicláveis.

Logística

Os últimos dias marcaram o início da operação, com ações de preparação das equipes e testes em campo. Antes do começo da coleta, é bom ressaltar, toda a cooperativa passou por um treinamento completo sobre a operação da coleta seletiva, a fim de garantir mais segurança e qualidade no serviço prestado à população. A proposta da coleta seletiva é avançar de forma progressiva pelos bairros. Esse processo é fundamental para promover a adesão da comunidade e assegurar que os materiais recicláveis sejam descartados corretamente para potencializar os resultados socioambientais.

Durante a primeira semana de testes, o caminhão percorreu diferentes bairros do município e coletou o material disponível para retirada no Centro, Morada da Serra, Jardim Bandeirantes II, Guanabara, Miguel Rocha, Horto Florestal 1, Horto Florestal 2 e Granjaria. Além do atendimento aos bairros, a operação contemplou ainda dois grandes geradores, o que ampliou o alcance da iniciativa e reforçou o compromisso com a destinação adequada dos recicláveis.

A operação permitiu avaliar rotas, tempos de coleta e a participação da população, gerando informações importantes para o aprimoramento do serviço. A expectativa é que, com a continuidade das ações de educação ambiental e o engajamento dos moradores, a coleta seletiva se consolide como uma prática cada vez mais presente na cidade.

Próximos passos

Nas próximas semanas, terá início a capacitação administrativa e de gestão de pessoas com a diretoria da cooperativa. Ao mesmo tempo, a Recicla Cataguases dará continuidade nos demais treinamentos para seu aperfeiçoamento como um todo.

A mobilização porta a porta terá continuidade até atender toda a população dos bairros onde há coleta seletiva, expandindo sua atuação até alcançar todo o município de Cataguases. Afinal, a participação ativa da população é peça-chave para o sucesso da coleta seletiva e reciclagem e a Recicla Cataguases quer estar cada vez mais estar próxima da população nessa construção coletiva.

OUTRAS NOTÍCIAS
Minas isenta de imposto cooperativas e associações de catadores de recicláveis

Prefeitura constrói galpão para processar materiais recicláveis

Fonte e fotos: Recicla Cataguases