Cataguases começou, oficialmente, a realizar a coleta seletiva do lixo no dia 2 de fevereiro último, marcando o início das atividades da cooperativa responsável pelo serviço no município, a Recicla Cataguases. Uma equipe de profissionais foi preparada para a triagem e a destinação correta dos materiais recicláveis.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
A iniciativa da Prefeitura de Cataguases encontrou apoio e parceria do Instituto Recicleiros que está implantando na cidade um sistema eficiente de coleta seletiva e reciclagem ética, com inclusão de catadoras e catadores, que formaram a cooperativa Recicla Cataguases.
Os cooperados, junto com parceiros identificados, já estão nas ruas realizando a mobilização porta a porta, explicando o que é e orientando a população a respeito do processo, além de tirar dúvidas e entregando materiais educativos sobre a separação correta dos resíduos. Atualmente estão sendo atendidos pelo novo serviço os bairros Centro, Morada da Serra, Jardim Bandeirantes II, Guanabara, Miguel Rocha, Horto Florestal 1, Horto Florestal 2 e Granjaria.
O novo processo está só começando e, a partir de agosto deste ano, a cidade vai contar com um caminhão para realizar esta coleta seletiva. Enquanto isso, cada cataguasense que já está sendo atendido pela coleta seletiva pode levar seus materiais recicláveis – plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha – nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) instalados pela cidade.
Por que reciclar é importante?
A reciclagem é fundamental para a preservação do meio ambiente. Mais do que o cuidado com a cidade, na medida em que desvia materiais de aterros sanitários, abre novas oportunidades de trabalho e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A reciclagem ética e inclusiva muda o destino das cidades e a vida das pessoas.
Inclusão Social
As catadoras e os catadores da Recicla Cataguases são os responsáveis por receber, separar e processar os materiais recicláveis. Depois, vendem esses recicláveis para a indústria, transformando o que era “lixo” em fonte de renda para os profissionais e suas famílias.
Antes de iniciarem este trabalho eles participaram de uma série de cursos e formações técnicas e humanas, conduzidas pelo Núcleo de Formação de Catadores do Instituto Recicleiros. Após o período de incubação, os profissionais herdam toda a estrutura e contratos estabelecidos.
OUTRAS NOTÍCIAS
Chega a Cataguases equipamentos para o projeto Recicleiros
Florescer realiza o primeiro evento escolar “Lixo Zero” certificado do país
Fonte: Prefeitura de Cataguases e Recicla Cataguases | Foto: Pexels


