A Câmara Municipal de Cataguases implantou oficialmente a votação eletrônica nas sessões plenárias, marcando um avanço histórico no processo legislativo do município. A medida tem como objetivo modernizar os trabalhos da Casa, garantir mais agilidade nas sessões e ampliar a transparência para a população, explicou o presidente da Casa, vereador Vinícius Machado.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
O novo sistema entrou em funcionamento oficialmente, na reabertura dos trabalhos do Legislativo Municipal nesta segunda-feira, 2 de fevereiro. Para isso a Câmara instalou 15 notebooks no plenário, permitindo que os vereadores registrem seus votos diretamente no sistema do legislativo. Para facilitar o acompanhamento, duas TVs também foram integradas ao processo, exibindo em tempo real o resultado das votações, informou Vinícius.
“O custo dessa modernização ficou bem em conta, já que fizemos somente a aquisição dos quinze notebooks e a contratação da internet dedicada, porque as duas TVs já eram utilizadas pela Casa, e o programa que gerencia o serviço é gratuito”, explica Vinícius que, no final de 2025, devolveu aos cofres do Executivo, R$ 535 mil de sobras do Legislativo.
Além da aquisição dos equipamentos, a Câmara realizou a reestruturação da rede de internet, com a implantação de link dedicado, garantindo maior estabilidade, segurança e confiabilidade durante as sessões, especialmente nos momentos de votação.
A votação eletrônica utiliza gratuitamente o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que já estava implantado na Câmara, mas agora passa a operar de maneira mais completa com a disponibilização dos equipamentos necessários para a votação digital.

Transparência e participação popular
Um dos principais benefícios da votação eletrônica é a ampliação da transparência. A população passa a ter acesso claro e imediato ao posicionamento de cada vereador nas deliberações, fortalecendo o acompanhamento e a fiscalização do trabalho legislativo.
As sessões da Câmara são públicas, e os cidadãos podem acompanhar presencialmente ou pelos canais oficiais, participando ativamente da vida política do município.
A iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal de Cataguases com a modernização administrativa, a transparência dos atos públicos e a aproximação entre o Poder Legislativo e a população.
OUTRAS NOTÍCIAS
Câmara Municipal de Cataguases cria dois serviços gratuitos ao cidadão
STF valida reajuste salarial de vereadores de Cataguases
Fonte e fotos: Câmara Municipal de Cataguases


