O Governo de Minas lançou, nesta quarta-feira, 28 de janeiro, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026, cuja escala de vencimentos tem início em 9 de fevereiro. Para orientar a população contra os golpes envolvendo o imposto, foi anunciada a entrada da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-MG) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG) na força-tarefa, que já contava com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), a Polícia Civil (PCMG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
Além de divulgar massivamente as dicas de prevenção, a força-tarefa tem como objetivo agir rapidamente para retirar do ar sites fraudulentos e investigar os crimes. Houve 2,6 mil denúncias de golpes tendo como alvo o IPVA em 2025, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Fazenda.
De acordo com o subsecretário da Receita Estadual da SEF-MG, Osvaldo Scavazza, as fraudes consistem, de modo geral, em fazer o contribuinte pagar o imposto para um golpista, via Pix.
“Para fisgar a vítima, os criminosos criam sites que simulam as páginas oficiais dos órgãos de Estado ou enviam links em aplicativos de mensagens e redes sociais. Como atrativo, oferecem descontos bem acima dos 3% concedidos pela SEF-MG para pagamento em cota única”, alertou o subsecretário Osvaldo Scavazza.
Ele ressaltou que embora a força-tarefa se mantenha vigilante e proativa no combate aos criminosos, o cuidado por parte dos proprietários de veículos é a melhor forma de evitar os golpes. As principais dicas de prevenção são pagar o imposto somente acessando o site oficial da SEF-MG (fazenda.mg.gov.br) ou o aplicativo MGApp.
No caso de pagamento via Pix, sempre conferir o beneficiado, que é ESTADO DE MINAS GERAIS, CNPJ 18.715.615/0001-60, instituição emissora Itaú Unibanco S.A ou Santander (Brasil) S.A.
OUTRAS NOTÍCIAS
Governo de Minas libera consulta aos valores do IPVA 2026
Veja dicas de prevenção contra golpes envolvendo o IPVA 2026
Fonte: Agência Minas | Foto: SEF – MG


