Fluxo de passageiros no Aeroporto Regional da Zona da Mata cai mais de 30%


Fluxo de passageiros no Aeroporto Regional da Zona da Mata cai mais de 30%

O fluxo de passageiros no Aeroporto Regional da Zona da Mata (Presidente Itamar Franco), entre Rio Novo e Goianá, caiu mais de 30% em 2025, na comparação com 2024, declinando de 198 mil viajantes para 136 mil, considerando embarques e desembarques.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes

A concessionária responsável pela administração do espaço atribui a queda, principalmente, à readequação da malha aérea ao longo do período, em decorrência do encerramento das operações da companhia aérea Voepass, após suspensão determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em março do ano passado.

De acordo com a concessionária do Aeroporto Regional da Zona da Mata, entre janeiro e dezembro de 2025 foram realizados 1.652 voos comerciais. O número ficou 47,9% abaixo das 3.172 frequências da aviação em 2024 no mesmo terminal.

“A empresa (VoePass) respondia por, aproximadamente, 39% da oferta total de assentos mensais do aeroporto, enquanto as companhias Azul e Gol representavam, respectivamente, cerca de 35% e 26% da oferta disponível”, destaca.

Ainda conforme a concessionária, em dezembro do ano passado, a Gol liderou a oferta de assentos mensais do empreendimento – cerca de nove mil em ambos sentidos -, equivalente a 68% da capacidade disponibilizada no período, enquanto a companhia Azul respondeu por 32%, com quatro mil assentos ofertados.

Em maio novos voos

Atualmente, o Aeroporto Regional possui voos diretos para os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas), operados, respectivamente, pelas companhias Gol e Azul. Mas há perspectiva de aumento no fluxo de passageiros para 2026, já que a companhia aérea Latam prevê retomar suas operações no terminal a partir do dia 1º de maio, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A Latam foi responsável por 42% da alta no país, conforme a Anac. “A chegada da nova rota representa um acréscimo de 79% na oferta de assentos mensais do empreendimento”, destaca.

OUTRAS NOTÍCIAS
Latam começa a vender passagens do Aeroporto de Goianá a Guarulhos

Aeroporto da Zona da Mata terá novos voos diários para Guarulhos

Fonte: Tribuna de Minas | Foto: Arquivo