Ato contra o feminicídio é realizado em frente ao Paço Municipal


Ato contra o feminicídio é realizado em frente ao Paço Municipal

Na manhã deste domingo, 7 de dezembro, em frente ao Paço Municipal de Cataguases, um grupo de mulheres e alguns homens realizaram uma manifestação nacional contra o aumento dos casos de feminicídio no país. O Levante Mulheres Vivas aconteceu em mais de 20 capitais e em diversos municípios do Brasil.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes

A concentração teve início às 9h30 e às 11h começou efetivamente, condenando a escalada da violência e pedindo a criminalização da misoginia, caracterizada como ódio e preconceito às mulheres, como crime de discriminação. A medida foi aprovada no Senado em outubro e segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Se aprovado, o Projeto de Lei (PL) 896/2023 vai incluir a misoginia na Lei do Racismo.

O grupo – vestido majoritariamente de preto – trouxe cartazes com frases contra o machismo e pela preservação da vida das mulheres. A presença dos homens foi incentivada em Cataguases. “Não basta ‘não cometer violência’: é preciso enfrentar, denunciar, educar outros homens e ocupar as ruas ao nosso lado”, explicaram as coordenadoras do evento.

Ato contra o feminicídio

A 11ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, revelou que 3,7 milhões de brasileiras sofreram violência doméstica nos últimos 12 meses. Em 71% dos casos, a agressão ocorreu na presença de outras pessoas — 70% eram crianças, em geral filhos das vítimas.

De acordo com o Ministério das Mulheres, até agora, o país registra dados alarmantes de mais de 1.180 feminicídios somente este ano e quase 3 mil atendimentos diários pelo Ligue 180.

No Instagram do Site (@sitedomarcelolopes) você assiste a um vídeo sobre o evento.

OUTRAS NOTÍCIAS
Mobilização pelo fim do feminicídio acontecerá em Cataguases

Está preso homem que espancou companheira e a prendeu em casa

Fotos exclusivas Site do Marcelo Lopes