Desde ontem, 16 de abril, uma área de baixa pressão está deixando o tempo instável e com condições para chuvas moderadas, com descargas atmosféricas e ventos que podem variar de 30 a 50km/h. Com temperaturas baixas, variando entre 21°C e máximas de 26°C, o uso do chuveiro elétrico tende a aumentar significativamente. Durante os dias mais frios, a utilização deste equipamento no modo inverno se torna mais frequente, podendo representar até 30% do consumo de energia.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Participe do grupo de WhatsApp do Site do Marcelo Lopes
Para evitar surpresas desagradáveis na conta de luz, é importante adotar hábitos que ajudem a economizar energia. Reduzir o tempo de banho, usar o chuveiro em temperaturas mais amenas e aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia são algumas práticas recomendadas. Além disso, desconectar aparelhos eletrônicos que não estão em uso e ajustar a temperatura da geladeira e do freezer conforme a necessidade também são medidas eficazes.
Outra forma eficiente de controlar o consumo de energia é acompanhar o histórico de uso do ano anterior no mesmo período. Dessa maneira, o consumidor pode reorganizar seus hábitos e evitar sustos na hora de receber a conta de energia. Os clientes da Energisa têm à disposição o aplicativo Energisa ON, que permite visualizar o consumo dos últimos 12 meses por meio de gráficos detalhados. Essa ferramenta facilita a comparação e o monitoramento do uso de energia, ajudando a identificar padrões de consumo e a tomar medidas para economizar.
Economize energia realizando a autoleitura
Durante a época de colheita, é comum observar um aumento no consumo de energia devido ao uso intensivo de equipamentos agrícolas. Para gerenciar esse aumento de forma eficiente, além das práticas mencionadas, os clientes podem realizar a autoleitura do medidor de energia de forma rápida e sem sair de casa. Com ela, o consumidor pode registrar mensalmente os dados de consumo diretamente no aplicativo da Energisa, garantindo maior precisão na conta de luz. Essa prática permite que o cliente não seja faturado pela média, o que pode causar o aumento da conta de energia se ele tiver um consumo muito alto nos últimos meses.
“Fazer a autoleitura é algo simples e intuitivo. Para realizá-la, o cliente precisa apenas anotar o número registrado no medidor sem tocar no padrão de energia. Depois, entrar no aplicativo Energisa On para fornecer as informações e anexar a foto. É um processo simples, que pode ser feito sem sair de casa, e que foi pensado para facilitar a vida dos clientes”, explica Luciano Cunha, coordenador de Leitura da Energisa Minas Rio.
OUTRAS NOTÍCIAS
Frente fria na região: fique atento ao consumo de energia
Inverno chega com temperaturas acima da média, diz meteorologia
Fonte e foto: Energisa Minas Rio