Cataguases deverá ter transporte público gratuito aos domingos


Cataguases deverá ter transporte público gratuito aos domingos

Está na Câmara Municipal de Cataguases projeto de lei de autoria do Executivo, visando implantar no município o transporte público gratuito aos domingos. Trata-se, na prática, de um primeiro passo para que, no futuro, a cidade – a exemplo de tantas outras do país – adote a tarifa zero na integralidade. A iniciativa do prefeito José Henriques busca o equilíbrio financeiro das empresas prestadoras do serviço ao mesmo tempo em que beneficia a população usuária do transporte coletivo urbano.

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O texto deveria ter sido votado na sessão da última segunda-feira, 10 de março, mas a vereadora Giovana Costa (foto ao lado) pediu vista. Em conversa com a reportagem ela justificou sua atitude dizendo: “O motivo é bem objetivo. É porque existem algumas coisas que – acredito – ao tomar melhor conhecimento do projeto possa, talvez, construir uma proposta melhor que atenda ao alegado desequilíbrio financeiro das empresas e ao mesmo tempo à população, porque o que a gente nota é que a população não está satisfeita com o formato que a gente tem hoje (de transporte coletivo) então eu quero votar com segurança todos os projetos que eu tiver que votar”, explicou.

De acordo com o projeto de lei que já passou pelas Comissões da Câmara, se aprovado, a Prefeitura de Cataguases vai custear até R$ 135 mil mensais em passagens pelo prazo de 48 meses. Fabrício Zulato, coordenador da Catrans, explica como vai funcionar: “A Prefeitura está destinando esta quantia que é o teto. Ou seja: é por número de passageiros. Se for 10 passageiros vai pagar R$ 38 reais, se for cem, serão 38 mil, até o limite de 135 mil reais. Se forem mil passageiros durante o mês, o que daria 380 mil reais, a prefeitura vai pagar só os 135 mil, que é o máximo previsto neste projeto de lei”, disse.

Na justificativa do projeto, o Executivo informou que com o objetivo de “manter a operacionalização do transporte público a Prefeitura Municipal de Cataguases vê a necessidade de subsidiar o Transporte Público para a cobertura do déficit tarifário, de forma a cobrir os reais custos do serviço prestado aos usuários por operador privado, além da remuneração do prestador, em razão da existência de diferença entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário, denominada déficit ou subsídio tarifário.”

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Foto: Arquivo