O prefeito José Henriques, a vice-prefeita, Carol Damasceno e os quinze vereadores eleitos em outubro último, tomaram posse na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro. A solenidade aconteceu em dois momentos distintos: no Centro Cultural Humberto Mauro, onde ocorreu a posse oficial, e no início da noite, em frente ao Paço Municipal, na Praça Santa Rita, quando a população participou de um ato cívico.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Na solenidade foram empossados os vereadores (foto acima): Ana Cristina dos Santos Romão; Antônio Gilmar de Oliveira; Carlos Magno de Melo Nóbrega; Felipe Ramos Vilas Souza; Fernando Medeiros Pereira; Flávio Alves de Sousa; Giovana Aparecida Costa; Giovanni Groppo Toledo; Henrique Silva Oliveira; Junio Elias da Silva Valentim; Josimar Branquinho de Almeida; Marcos da Costa Garcia; Ricardo Geraldo Dias; Willian José Lourenço Jeronimo; Vinícius Machado, e também a vice-prefeita Ana Carolina Almeida Damasceno e o prefeito José Inácio Peixoto Parreiras Henriques.
Logo após a posse a sessão foi interrompida para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cataguases. Neste momento o cerimonial e toda a platéia foram surpreendidos com a informação de que a eleição seria em chapa única e por aclamação, o que obrigou a secretaria daquela Casa a produzir novo protocolo de votação. Procedimento concluído, os vereadores assinaram o Termo que chancelou a votação por unanimidade ficando assim constituída a nova diretoria do Legislativo Municipal (foto acima): Presidente: Vinícius Machado; Vice: Ana Cristina dos Santos Romão; 1º Secretário: Junio Elias da Silva Valentim; 2º Secretário: Henrique Silva Oliveira, e Tesoureiro: Flávio Alves de Sousa.
Eles assumiram os cargos por um mandato de dois anos. Vinícius (foto ao lado), em seguida fez o seu primeiro discurso à frente do Legislativo, lembrando a sua caminhada desde a infância em Sereno até sua chegada à presidência da Câmara Municipal de Cataguases. Neste momento, chegou a se emocionar ao lembrar de sua avó, com quem manteve forte vínculo afetivo. Ele falou em parceria com o Executivo, garantindo que não medirá esforços para que Câmara e Prefeitura caminhem juntos. Reconheceu a necessidade de realizar concurso público para o Legislativo Municipal e, também, que é preciso fazer uma reforma urgente no prédio da Câmara, para melhor atender à população.
A segunda etapa da solenidade de posse aconteceu em frente ao Paço Municipal com um feliz discurso do ex-prefeito Tarcísio Henriques Filho. Falando sob a ótica de quem já esteve no cargo, e lembrando de outros ex-prefeitos como Milton Peixoto, Angelo Rocha, Rodrigo Lanna, e seu próprio pai, Tarcísio Henriques, salientou que o cargo exige ações que “efetivamente” tragam benefícios à população. Por isso, lembrou, José é o primeiro prefeito reeleito da história, “porque soube como ninguém entender e atender à estas carências”, completou.
No perfil do Site no Instagram (@sitedomarcelolopes) há vídeos dos principais momentos da solenidade.
Em seu primeiro pronunciamento como vice-prefeita (a primeira mulher a ocupar este cargo no município), Carol Damasceno (foto acima), que é Assistente Social por formação e servidora concursada da Prefeitura de Cataguases, teve atuações de destaque na Casa de Maria, Casa da Criança e até ano passado, como Secretária Municipal de Assistência Social. “Este é um momento histórico, não apenas para mim, mas para todas as mulheres que, ao longo dos anos, lutaram, sonharam e conquistaram seu espaço na sociedade”, frisou. Para ela, “esta vitória (…) é uma prova de que estamos cada vez mais presentes nos espaços de decisão e poder, contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo”, assegurou.
José Henriques (foto acima) encerrou a solenidade com um discurso em que lembrou os principais momentos de seu primeiro mandato. Após ressaltar o fato de ser o primeiro prefeito reeleito para um segundo mandato consecutivo em Cataguases, ele destacou ter colocado em dias as contas da prefeitura, ter sua gestão reconhecida por diversos organismos brasileiros de avaliação de prefeituras, ter investido em projetos de smartcity, as cidades inteligentes, preparando o município para uma nova era. Ele classificou sua reeleição como “uma convocação para fazermos mais e irmos mais além”, dizendo-se motivado neste sentido. E completou dizendo que não medirá esforços para continuar trabalhando para tornar “nossa cidade ainda mais próspera, porque sabemos que há muito o que fazer. Para isso vou trabalhar com muito mais determinação”, garantiu o prefeito que terminou seu discurso debaixo de forte chuva.
OUTRAS NOTÍCIAS
José Henriques é o primeiro prefeito reeleito de Cataguases
Prefeito José Henriques prorroga a intervenção no Hospital
Fotos exclusivas Site do Marcelo Lopes