Cataguases discute prevenção a eventos climáticos extremos


Cataguases discute prevenção a eventos climáticos extremos

Uma reunião para tratar de eventos climáticos extremos foi realizada em Cataguases na última quarta-feira, 11 de dezembro, no Paço Municipal. Para abordar o assunto estiveram presentes representantes do Projeto COPE (Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos) do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e autoridades municipais, incluindo o prefeito José Henriques, a vice-prefeita eleita Carol Damasceno, secretários municipais e membros da Defesa Civil local.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

O tema foi apresentado pelo coordenador do Projeto COPE e sociólogo professor Victor Marchesini, com os colaboradores Adriano Mota Ferreira e Monique Ribeiro Polera Sampaio. O encontro teve como objetivo apresentar os diagnósticos iniciais realizados pelo Projeto COPE sobre áreas de risco de inundação e problemas geológicos no município, além de promover a construção conjunta de estratégias para enfrentar eventos climáticos extremos.

O Projeto COPE tem integrado atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de subsidiar a implementação de políticas públicas de preparação para eventos extremos. Nesta primeira fase, Cataguases, São Luiz do Paraitinga (SP) e Nova Friburgo (RJ) estão recebendo os projetos-piloto. Estes municípios foram escolhidos por representarem a variedade de realidades locais, não só da bacia do rio Paraíba do Sul, como de outras regiões, permitindo uma análise abrangente e diversificada.

“O foco do projeto é desenvolver metodologias para implementar a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), com referência à criação de sistemas de alertas centrados nas pessoas”, afirma o pesquisador. O projeto prevê a realização de oficinas de capacitação para membros da Secretaria de Assistência Social e para a comunidade, além da análise da capacidade e das necessidades do município em relação à preparação para eventos extremos de tempo e clima, entre outros tópicos.

OUTRAS NOTÍCIAS
Energisa reúne mais de 100 pessoas em seminário sobre eventos climáticos

Temporal deixa 54 pessoas desabrigadas em Cataguases

Fonte e foto: Prefeitura de Cataguases com informações do Projeto COPE.