Projeto solidário alimenta moradores de rua em Cataguases


Projeto solidário alimenta moradores de rua em Cataguases

Um grupo de voluntários mantém em funcionamento em Cataguases um projeto solidário que oferece jantar às pessoas em situação de rua no município. Trata-se da Missão Barsanulfo, criada há três anos e meio pela jovem determinada Tatiane Carneiro Cruz e amigos, que hoje é sua coordenadora, e conta com a participação de outros abnegados. De segunda a sexta-feira eles servem, em média, cinquenta refeições por noite, gratuitamente. Todo o projeto é mantido por meio de doações da sociedade que pode ajudar doando alimentos, roupas, material de limpeza e higiene e/ou, também, contribuindo com R$ 15 mensais.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Tatiane (foto acima) e sua equipe recebeu a reportagem do Site do Marcelo Lopes pouco depois das 18h30 de quinta-feira, 5 de dezembro, quando começa a servir o jantar. Algumas pessoas já esperavam à porta e, minutos depois, todos os lugares à mesa estavam ocupados. Não há imagens das pessoas se alimentando para preservar a identidade e a privacidade delas. A insegurança alimentar e nutricional é uma realidade da população em situação de rua que vem sendo minimizada pela ação de Tatiane e outros voluntários. Naquela noite 43 pessoas jantaram sendo que sete delas repetiram. O cardápio foi arroz, feijão, macarrão e batata com frango cozidos. Tudo preparado por uma equipe que iniciou suas atividades às 16h, conforme informou a coordenadora do projeto.

Assista ao vídeo com a reportagem completa clicando neste link.

Foi em meio a pandemia da Covid 19 e durante um onda de frio intenso que Tatiane e um amigo decidiram alimentar as pessoas carentes. A ideia inicial, conforme recorda, era entregar quentinhas à este público. “Porém, o projeto cresceu e vimos que não era possível continuar percorrendo a cidade de carro entregando as refeições. Assim, decidimos alugar uma casa e instalamos aqui a Missão Barsanulfo. Desde aquele dia até hoje já servimos 27 mil refeições”, revela. O imóvel de três andares, onde funciona a Missão Barsanulfo, conta com a infraestrutura necessária à preparação das refeições. Tudo ali foi doado, conta Tatiane, e as despesas de manutenção do imóvel são quitadas por meio de doações que podem ser feitas pelo WhatsApp, onde há uma chave PIX. Para acessar é só clicar neste link através deste link.

Hoje, com sessenta colaboradores ativos que atuam conforme a disponibilidade de cada um, o projeto segue aberto a quem quiser participar. “Trabalhamos com equipes e ocorre que nem sempre elas estão completas, por conta de compromissos e imprevistos com os voluntários. Por isso todos são bem-vindos, conta Tatiane. Ela acrescenta que a Missão Barsanulfo é uma instituição sem fins lucrativos independente legalmente constituída, com CNPJ ativo, em dia com suas obrigações e, portanto, apta a receber doações dos setores privado e público. “A ajuda – seja ela qual for – será sempre bem-vinda e um estímulo para continuarmos nosso trabalho. Para colaborar os interessados podem deixar mensagem no nosso Instagram (@missaobarsanulfo)”, finaliza.

Entenda para ajudar

OUTRAS NOTÍCIAS
Vicentinos realizam sua primeira Caminhada Solidária

Sindicomércio e Mesa Brasil entregam 200 cestas básicas

Vídeo e fotos exclusivas do Site do Marcelo Lopes.