Cataguases conclui Programa de Combate ao Tabagismo de 2024


Cataguases conclui Programa de Combate ao Tabagismo de 2024

A luta contra o tabagismo ganhou mais um capítulo em Cataguases neste ano. Na última quarta-feira, 4 de dezembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Paraíso foi palco da culminância do programa de combate ao cigarro, coordenado pelo médico pneumologista Joseph Freire. A iniciativa reuniu 20 participantes ao longo de 2024, dos quais metade conseguiu abandonar o cigarro, conforme informou aquele médico.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Para Doutor Joseph, o êxito da iniciativa reflete o poder de abordagens integradas, que incluem apoio médico, psicológico e educativo. “Parar de fumar é um desafio físico e emocional. O vício na nicotina não é apenas uma dependência química; é também uma questão de comportamento. Por isso, é fundamental oferecer suporte contínuo aos participantes”, destacou o médico.

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças como câncer, infarto, derrame e enfisema, além de ser responsável por cerca de 161 mil mortes anuais no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Entretanto, a prevalência de fumantes no país vem diminuindo de forma significativa. Em 1989, cerca de 34,8% da população era fumante; em 2022, esse número caiu para menos de 10%, conforme o Ministério da Saúde.

Os grupos de apoio para fumantes, promovidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), têm se mostrado uma ferramenta eficaz. Segundo o INCA, cerca de 40% das pessoas que participam desses programas conseguem parar de fumar, índice considerado positivo, já que o processo de cessação do tabagismo envolve várias recaídas e desafios emocionais.

Com o encerramento do programa em 2024, a UBS do Bairro Paraíso já anuncia sua continuação no próximo ano. Joseph completa dizendo que “Cataguases dá sua contribuição para reduzir ainda mais o número de fumantes e, apesar das dificuldades, é possível vencer o vício e conquistar mais saúde e qualidade de vida. Você que quer abandonar o cigarro também vai conseguir. Procure a gente na UBS do Paraíso e faça parte deste programa a partir de 2025”, finaliza.

OUTRAS NOTÍCIAS
Programa de Combate ao Tabagismo será realizado no presídio de Cataguases

Cataguases promove seminário regional sobre Tabagismo

*Com informações do INCA | Fotos: UBS Paraíso