A OAB Cataguases realizou no último dia 28 de novembro, em sua sede, o I Simpósio Afro Diálogos “Acessos e Garantias dos Direitos Sociais”, promovido pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial daquela entidade para encerrar as comemorações do Mês da Consciência Negra no município.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Presidida pela advogada Denise Silva Norte, o evento contou com uma série de palestras com os seguintes temas: “Hipertensão na Etnia Negra: Fatos Controversos”, proferida pelo médico nefrologista Sérgio Luiz Alves de Azevedo, quando abordou os efeitos de agente anti-hipertensivos; Já o tema “Obstétrica e da Endometriose na Saúde da Mulher Negra” ministrada por Luan Gabriel, Enfermeiro especialista em Saúde da mulher, enfatizou abuso e negligência contra a mulher durante o atendimento à gravidez, parto e pós-parto, seja em instituições públicas ou privadas.
Outro assunto tratou com detalhes sobre a “Lei Maria da Penha e o Feminicídio: Questões de Raça contra a Violência de Gênero” proferido por Angelina Pinheiro, Presidente da ONG Mulheres Unidas Contra a Violência. Segundo ela, “quando a gente fala de feminicídio, a gente fala de um crime de ódio. De um crime que é de desprezo à condição feminina, e a gente teve nos últimos anos um aumento desse ódio, e observamos um aumento desse ultraconservadorismo em relação à condição feminina”, salientou.
Denise Norte fez a abertura do Simpósio com uma palestra sobre o tema central quando abordou a força que vem do reconhecimento da identidade afrodescendente, da importância da Consciência Negra e de como ela pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra o racismo estrutural e sobre o feminicídio. E concluiu com a seguinte citação: “A nossa consciência, nossa história e nossa identidade são o que nos tornam fortes. Reconhecer nosso valor é o primeiro passo para vencer as barreiras impostas pelo racismo.”
Além dos advogados e demais interessados no tema, participaram a presidenta da OAB Cataguases, Muriel Duarte Gouvêa (foto acima), o Sub-Tenente Rocha, representando a Comissão da Promoção da Igualdade Racial e o Tenente Tiago Dutra Jardim, que representou a Polícia Militar.
OUTRAS NOTÍCIAS
OAB Cataguases participa da Conferência Nacional da Advocacia Negra
Comissão da OAB Cataguases comenta o Dia da Consciência Negra
Fotos gentilmente cedidas pela organização do Simpósio.