Florescer realiza o primeiro evento escolar “Lixo Zero” certificado do país


Florescer realiza o primeiro evento escolar “Lixo Zero” certificado do país

O Centro de Educação Florescer, escola privada de Educação Infantil em Cataguases, que em 2025 vai completar 40 anos de existência, é a primeira do pais a receber o certificado “Lixo Zero” concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O reconhecimento veio em julho deste ano após a escola realizar um evento cultural denominado Forrock, que teve como objetivo não produzir lixo. O reconhecimento demorou, mas chegou no dia 28 de outubro, por meio da certificação.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Florescer realiza o primeiroCristina Almeida, coordenadora geral do Florescer, conta que neste ano letivo de 2024, a escola implementou em seu Projeto Político Pedagógico o objetivo de se tornar a primeira escola Lixo Zero de Minas Gerais. Ela explica que o conceito de Lixo Zero foi criado pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) que tem como objetivo orientar as pessoas a mudar seu estilo de vida e práticas em busca de ciclos naturais sustentáveis. “Uma das ações que nos propusemos a realizar foi um evento cultural que ganhou o nome de Forrock e aconteceu no dia 13 de julho com entretenimento e o compromisso com a sustentabilidade”, revela.

Entre estudantes e familiares, cerca de seiscentas pessoas participaram do evento que foi planejado e executado de forma sustentável desde o início, por meio de práticas estruturadas de manejo de resíduos. “Cada detalhe foi pensado, como a eliminação de plásticos de uso único e a introdução de alternativas ecológicas em todos os aspectos do evento como, por exemplo, a gestão de alimentos e recipientes biodegradáveis e o reaproveitamento do óleo de cozinha”, lembra Cristina. Paralelamente os participantes foram incentivados a trazer seus copos, com adesão quase unânime, e as atividades e brincadeiras para agradar crianças, jovens e adultos consistiram na confecção de ecobags, a tradicional pescaria (pesca-resíduos), entre outras que também promoveram a consciência ambiental, além de serem educativas.

Florescer realiza o primeiro

Durante o Forrock foram instaladas ilhas ecológicas para a correta separação dos resíduos gerados. Cada uma foi equipada para coletar recicláveis, compostáveis e rejeitos. Profissionais da escola orientaram os participantes sobre a destinação adequada. “Esta gestão eficaz dos resíduos resultou em um desvio superior a 90% do que seria destinado ao aterro sanitário”, contou Cristina que informou sobre o destino destes resíduos: “Os orgânicos e compostáveis foram doados à Oliveira Compostagem. O óleo de cozinha foi reaproveitado e os metais, plásticos e tetrapak foram encaminhados à Ascatag (Associação de Catadores de Cataguases) para reciclagem.”

– O Forrock antecipou o desafio de envolver pessoas com diferentes níveis de conhecimento sobre sustentabilidade e reciclagem, e foi uma oportunidade privilegiada de compartilhar com a comunidade o que aplicamos diariamente em nossa escola, sensibilizando e inspirando a todos a promover ciclos naturais sustentáveis e regenerativos, disse Cristina. Agora, o Centro de Educação Florescer vive seu maior desafio neste contexto de sustentabilidade; Trabalha para se tornar a primeira Escola Lixo Zero de Minas Gerais e, neste sentido, participa de um projeto piloto pioneiro para tratar de forma sustentável o seu principal rejeito que é a fralda descartável, acrescentou Cristina que não esconde seu otimismo com este desafio: “Estamos trabalhando muito para isso e vamos mostrar que é possível sim ter uma escola sustentável ao mesmo tempo moderna e eficiente”, concluiu.

 

OUTRAS NOTÍCIAS
Escola Francisco Inácio faz seminário sobre cultura antirracista

FIEMG inaugura oficialmente a escola SESI em Cataguases

Fotos: Centro de Educação Florescer