COMPIR realiza simpósio sobre Igualdade Racial


COMPIR realiza simpósio sobre Igualdade Racial

O Centro Cultural Humberto Mauro abrigou nos dias 12 e 13 de novembro, o 1º Simpósio COMPIR: Juntos pela Igualdade Racial, promovido pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de Cataguases. A entidade, que é presidida pela advogada Denise Silva Norte, reuniu professores de várias escolas da rede pública, bem como diversas instituições que atuam pela igualdade racial para discutir este tema tão importante e que faz um resgate do povo negro na história do Brasil.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

COMPIR realiza simpósio sobreDurante dois dias o público assistiu a várias palestras e apresentações culturais. A advogada e presidente do COMPIR, Denise Silva Norte apresentou – entre outras – a palestra “Consciência Negra”. Já a “Importância da formação para o exercício profissional” foi ministrada pelo professor Junio César Souza; “Relatos de Experiências no PROERD”, foi o tema abordado pelo Cabo Everton Mariano Nascimento, da PMMG; “Tabagismo: Impacto na saúde da população negra” foi apresentada por Luciana Costa, e o sargento Rogério Tobias Norte, abordou o tema “Interação entre a PMMG e a sociedade: Mitos e Verdades”.

Ao longo do evento os participantes assistiram a apresentação de dança feita por alunos da Escola Municipal Enedina Prata e de RAP pelos estudantes da Escola Municipal Professora Darcília Guimarães. A capoeira também esteve presente por meio da apresentação do Grupo e Escola Abadá, sob a regência de Mestre Tico e Mestre Filinho. Também se apresentaram a “Fanfarra Show”, Agentes de Pastorais Negros (APNs) – Dança Afro, Grupo de Ação Fraterna Francisco de Assis – Projeto Catatau e do Coral do Pró-Idoso, conforme consta da programação.

COMPIR realiza simpósio sobreDenise Norte disse que o Simpósio alcançou todos os seus objetivos. “Foi um momento de valorizar as contribuições africanas para a formação do Brasil – como a música, a culinária e a religiosidade -, mas também de reconhecer o legado de luta e resistência dos nossos ancestrais”, pontuou a presidente do COMPIR. E lembrando uma de suas palestras reiterou que “Consciência Negra é entender e valorizar nossas origens, nossa história e nossa contribuição para a formação da sociedade. E isso ficou muito claro neste encontro que, sem dúvida alguma, fortaleceu a nossa luta por igualdade”, completou.

OUTRAS NOTÍCIAS
Encontro Regional de Formação do Movimento Negro é realizado em Ubá

Colégio Carmo faz palestra sobre Consciência Negra

Fotos: Acervo Denise Silva Norte