Equipe do Hospital Cataguases será treinada no Albert Einstein


Equipe do Hospital Cataguases será treinada no Albert Einstein

A Comissão de Intervenção do Hospital de Cataguases anunciou nesta quinta-feira, 26 de setembro, que a instituição foi contemplada pelo Ministério da Saúde a integrar o programa Lean Emergências. Trata-se de um modelo de gestão desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado. Seu objetivo é reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Conforme informou o Hospital, o programa será desenvolvido no Pronto-Socorro por uma equipe de treinamento do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, por meio de visitas mensais recíprocas das equipes dos dois hospitais. A primeira delas acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, quando profissionais do Einstein estarão em Cataguases. O programa terá 12 meses de duração sem nenhum custo para o Hospital, uma vez que tudo será financiado pelo Ministério da Saúde. Para isso seis profissionais foram escolhidos para participar do treinamento em São Paulo, nas dependências do Albert Einstein. São eles: Gerente de Enfermagem, Diretor Técnico Médico, Enfermeira Coordenadora dos Núcleos, Enfermeira Coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Enfermeira Coordenadora do Pronto-Socorro, Coordenador da Tecnologia da Informação.

Uma das melhores instituições de saúde do mundo, o Hospital Albert Einstein é referência em serviços de saúde nos âmbitos particular e público, e vem desenvolvendo o programa Lean Emergências em 26 estados tendo envolvido 124 hospitais, obtendo resultados concretos em cada um deles. De acordo com aquele hospital, o Lean reduz em 10% o tempo de atendimento ao paciente sem internação, chegando a 15% quando ele está internado. Além disso, reduz em 20% o índice de superlotação do Pronto-Socorro. Estes resultados, assegura o Albert Einstein, foram obtidos junto aos hospitais que participaram do programa. Para alcançar estes resultados a Metodologia Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, a melhoria da qualidade e a maximização do valor entregue ao cliente.

“Estamos muito felizes em poder participar do Programa Lean Emergências, que nos será muito útil e trará benefícios diretos aos pacientes, a exemplo do que aconteceu nos demais hospitais que já vivenciaram essa experiência”, avalia Matheus Moutinho, membro da equipe de intervenção do Hospital de Cataguases. Ele disse que o Programa significa “um divisor de águas” na forma de atendimento às emergências porque “moderniza, padroniza e traz novos conceitos utilizados nos melhores hospitais do país e do mundo. Nossa equipe também está ansiosa e motivada para este treinamento que vai beneficiar diretamente a população que utiliza o nosso hospital”, finalizou.

OUTRAS NOTÍCIAS
Intervenção no Hospital completa 3 meses e aponta irregularidades

Hospital de Cataguases fecha 2023 com déficit de quase R$ 3 milhões