O escritor cataguasense José Vecchi de Carvalho, que estudou na Escola Estadual Coronel Vieira e na extinta Fafic, e hoje está radicado em Viçosa/MG, vai lançar seu quinto livro no próximo dia 20 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Sicoob Coopemata, em Cataguases. “O Grito Amarelo” traz catorze contos que vai prender sua leitura. Aliás, para fazer justiça, esta modalidade da literatura é a que o autor mais se destaca.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
De acordo com o José Vecchi, “a obra está repleta de personagens jovens e as histórias quase todas são enredadas sob o ponto de vista desses adolescentes”, explica. Dessa forma temas como o despertar da sexualidade, assim como o amor platônico, a relação desses jovens com os colegas, com a escola, com a família e com a sociedade, numa aparente ingenuidade juvenil, estão contidas nestas tramas.
– Isto pode parecer um livro para jovens, mas não é, assegura Vecchi, como é chamado. O Grito Amarelo é uma obra para adolescentes e todo o público adulto, conta. “Essas histórias – continua – pode nos levar à reflexão acerca de questões como solidariedade, compaixão, preconceitos e valores, como nos contos “O choro interdito”, “Meu pai xingava comunista”, e “Variações da dor”.
Vendo assim parece que o livro está recheado de história sisudas e engajadas com a realidade, mas Vecchi garante que “para quebrar a seriedade, os contos “O homem que comia livros”, “Deu ruim pra todo mundo” e “Vírgulas” temperam a obra com pitadas de brincadeiras deixando a leitura ainda mais fluída”, conta sorridente.
Outro detalhe que o leitor vai perceber nos contos são referências, às vezes sutis, às vezes explícitas, a obras de escritores consagrados como Edgar Allan Poe, Drummond, Fernando Pessoa, Shakespeare, Machado de Assis, Murilo Mendes e Anibal Machado, e até mesmo a banda de rock Sepultura. Não deixe de ir.
OUTRAS NOTÍCIAS
Cataguasense lança seu quarto livro no Centro Cultural Sicoob Coopemata
Dupla de escritores cataguasenses lança o livro infantil “O pai Coruja”
Fotos: Acervo do autor