A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro, em uma residência no Bairro Taquara Preta, em Cataguases, duas araras Canindé, mantidas em cativeiro.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
As duas aves foram encontradas em uma residência após denúncia anônima, e os militares constataram que elas estavam em cativeiro de forma irregular.
Conforme explicou o comandante da PMAmb de Cataguases, Tenente Elias José Ribeiro Mendes, “apesar do proprietário – de 40 anos de idade – ter apresentado as devidas notas fiscais, ele não apresentou o certificado de origem junto ao SISFAUNA/IBAMA, que é essencial para comprovar que as aves não foram capturadas na natureza.”
O homem que mantém as araras em cativeiro disse que acreditava ter comprado as aves de um criadouro regularizado e não sabia das irregularidades. Diante da situação foi lavrado um TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência e um multa no valor de R$34.054,06.
As aves foram apreendidas, mas deixadas com autor como fiel depositário até serem recolhidas e encaminhadas ao CETAS em Juiz de Fora por autoridade competente.
OUTRAS NOTÍCIAS
Polícia de Meio Ambiente apreende 21 pássaros em cativeiro
Operação da Polícia Militar de Meio Ambiente e IBAMA destrói balsas
Fonte e foto: PMAmb – Divulgação