Com os avisos vigentes de onda de calor e baixa umidade relativa do ar, o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Cataguases informou que a região está com nível crítico para o risco de ativação e propagação de incêndios florestais. De acordo com o Comandante Guilherme Cantelle, o momento é de que a população fique de prontidão e atue preventivamente.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros, no último domingo, 1° de setembro, os incêndios em vegetação não só ceifaram a flora e a fauna, mas também a vida de dois irmãos que combatiam um incêndio em vegetação próximo à residência de seu pai na cidade de Pedra do Anta, na Zona da Mata.
Apenas neste ano os Bombeiros atenderam 219 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo o mês de julho o mais crítico (54 registros). Desse total, mais de 40% dos registros tratava-se de ocorrências em lotes vagos.
A corporação lembra aos proprietários de lotes urbanos que é dever deles zelar pelo seu patrimônio conforme determina o artigo 1275, inciso III, do Código Civil e a legislação municipal. Cabe à eles mantê-los calçados, murados e limpos, sem que para a limpeza seja utilizado o fogo.
O Corpo de Bombeiros também alerta que quem realiza queimadas pode até resolver seus problemas, mas compartilha com toda a coletividade os prejuízos, tais como: poluição atmosférica, empobrecimento dos solos, indisponibilidade de recursos únicos dos Bombeiros Militares em ocorrências que poderiam ser evitadas, prejuízos na transmissão de energia elétrica, entre inúmeros outros problemas.
OUTRAS NOTÍCIAS
Queimadas já deixaram 20 mil clientes da Energisa sem energia
Cataguases registra 104 incêndios e queimadas somente neste ano
Fonte e fotos: O Vigilante Online