Médico alerta sobre os perigos do uso de tabaco na gestação


Médico alerta sobre os perigos do uso de tabaco na gestação

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta quinta-feira, 29 de agosto, e tem como tema “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. O objetivo é a proteção das gestantes e crianças contra os malefícios do tabagismo ativo e passivo, conforme explica o médico Joseph Freire, presidente da Associação de Medicina e Cirurgia de Cataguases e do Conselho Municipal de Saúde.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Ele revela que a mulher grávida que fuma tem o risco aumentado de ter complicações durante a gestação, como abortos, sangramentos e partos prematuros. “Pode haver danos para o bebê, como baixo peso de nascimento, aumento do risco de morte súbita infantil e morte por doenças respiratórias nos primeiros anos de vida, além do comprometimento da inteligência, da aprendizagem e do comportamento”, acrescenta.

– A cessação do tabagismo, em qualquer momento da gestação, é benéfica para o feto e a gestante. Muitas mulheres podem estar motivadas a parar de fumar durante este período. Os profissionais de saúde devem sempre perguntar à elas se fumam, estar sempre disponíveis para ajudá-las no processo de cessação e também prepará-las contra possíveis recaídas depois do parto e do período de amamentação, orienta Joseph.

Criado em 1986 pela Lei Federal no 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira a respeito dos riscos para a saúde e os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo uso do tabaco.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo mais de 7 milhōes de fumantes ativos e 1,3 milhão de fumantes passivos. Entre estas mortes, mais de 70% são relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis. No Brasil, morrem anualmente 174 mil pessoas (477 óbitos por dia) por causa do uso do tabaco.

OUTRAS NOTÍCIAS
Programa de Combate ao Tabagismo será realizado no presídio de Cataguases

Cataguases promove seminário regional sobre Tabagismo

Foto: Divulgação