Pesquisador de Cataguases ajuda a criar o primeiro satélite 100% mineiro


Pesquisador de Cataguases ajuda a criar o primeiro satélite 100% mineiro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), recebeu na terça-feira, 6 de agosto, a equipe da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) responsável por desenvolver o primeiro satélite totalmente mineiro, a missão MGSAT-1.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Romeu Zema parabenizou a equipe formada pelos professores Moacir de Souza Junior e Marcos Tomio Kakitani, além dos alunos João Pedro Polito Braga, que é de Cataguases e coordenador do projeto, Paulo Henrique Dutra Duarte, Hikari Beatriz Inafuku Takahashi e Antônio Eugênio Rosa Neto Salvador.

Eles fazem parte do Laboratório Integrado de Sistemas Espaciais do curso de Engenharia de Telecomunicações da UFSJ, do campus Alto Paraopeba, na cidade de Ouro Branco.

Ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Fernando Passalio, Zema conheceu o satélite que ganhou o nome de UaiSat, de 250 gramas e 5cm x 5cm de dimensão, que deverá ser lançado em outubro para o espaço, pela Agência Espacial Indiana.

O satélite tem como principal missão a validação de tecnologia no ambiente espacial, mas também fará coleta de dados que podem ser aplicados pelo agronegócio e de monitoramento de raios e tempestades, desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Como governador, fico muito orgulhoso de saber que temos um projeto tão ousado aqui em Minas e que contou com a colaboração do Governo de Minas”, observou Romeu Zema, em referência ao investimento de R$ 30 mil da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), vinculada à Sede-MG.

“O governo está junto à área de ciência e tecnologia, que é fundamental para o desenvolvimento econômico”, destacou Romeu Zema, que recebeu ainda uma réplica do satélite das mãos da equipe, formada por dois professores e quatro alunos.

– O satélite é bastante importante para o Estado, principalmente por ser o primeiro de Minas, além, também, de ser um marco para o Laboratório da nossa Universidade, pois coroa todo o esforço de nosso time. A ideia do UaiSat surgiu a partir de uma competição que participamos em 2021 e, desde então, ele foi sendo aperfeiçoado e também miniaturizado. Coordenar o projeto do UaiSat tem sido um grande desafio e também muito gratificante, principalmente por estar concretizando um sonho que foi sonhado por todos os membros do Laboratório”, conta João Pedro.

O estudante João Pedro Polito Braga tem histórico na área de pesquisa. Quando ainda era aluno do CEFET-Leopoldina, em 2015, foi notícia neste site junto com seu colega, Ronald de Aguiar Modesto, pelo óculos que vai melhorar a qualidade de vida de pessoas com problemas de visão.

Mais tarde, em 2022, já como acadêmico da Universidade Federal de São João del Rei, ele foi premiado em Barcelona, Espanha, por sua apresentação oral de estudo chamado “Competição, Pesquisa e Extensão: As três Abordagens para a Popularização de Pequenos Satélites na Região do Alto Paraopeba, no Brasil.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Estudante universitário cataguasense ganha prêmio internacional

Estudantes cataguasenses lançam óculos para ajudar a locomoção de deficientes visuais

Fonte: Diário do Comércio| Foto: Marco Evangelista/Imprensa MG