Cataguases dá um salto no ranking do ICMS Patrimônio Cultural


Cataguases dá um salto no ranking do ICMS Patrimônio Cultural

Cataguases, uma cidade conhecida por seu patrimônio histórico e cultural, deu um salto significativo no ranking do ICMS Patrimônio Cultural, saindo de uma pontuação de 10,05 em 2021 (ano da pandemia), para impressionantes 22,96 pontos em 2024. Este avanço acaba de ser divulgado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), que colocou o município na 18ª posição em todo o estado, de acordo com os resultados provisórios.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Na Zona da Mata, Cataguases lidera o ranking, superando Juiz de Fora, que está em segundo lugar com 22,89 pontos. Santos Dumont aparece em terceiro lugar (21,53 pontos). Este desempenho notável reflete o esforço contínuo e as iniciativas bem-sucedidas de preservação e valorização do patrimônio cultural da cidade. No ranking geral, Ouro Preto ocupa o primeiro lugar, com 53 pontos, seguido por Mariana com 52,20 pontos e Diamantina em terceiro, com 44,47 pontos.

– Os resultados divulgados pelo IEPHA são um indicativo claro de que Cataguases tem investido de maneira eficaz em políticas de preservação, projetos culturais e na conscientização da comunidade sobre a importância de seu patrimônio histórico, revela a Secretária de Cultura e Turismo, Rosângela Moreira Lima. “Este avanço – completa – não só eleva o status da cidade no cenário estadual, mas também serve como um exemplo inspirador para outros municípios da região.”

A pontuação no ICMS Patrimônio Cultural é fundamental para que os municípios recebam repasses financeiros proporcionais à sua atuação na preservação do patrimônio histórico e cultural. Com o aumento na pontuação, Cataguases se posiciona de forma vantajosa para receber mais recursos, que poderão ser reinvestidos em novos projetos de conservação e valorização cultural. “Este progresso evidencia que estamos no caminho certo e o comprometimento do município com suas raízes culturais e históricas seguirá ainda mais forte em 2025”, afirmou Rosângela.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cataguases fica em terceiro lugar na pontuação do ICMS Cultural

Iepha-MG divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural

Fonte: IEPHA-MG | Foto: Arquivo