Guto Mattos abre neste sábado, 13, sua exposição “Perdidos”


Guto Mattos abre neste sábado, 13, sua exposição “Perdidos”

O Centro Cultural Humberto Mauro vai receber a partir das 17h deste sábado, 13 de julho, a exposição “Perdidos” do jovem artista plástico cataguasense, Guto Mattos. Ele é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo CES/JF (Uniacademia) e reside atualmente em Juiz de Fora. Em sua formação, conta o artista, frequentou a oficina de desenho e pintura da Hiato – Ambiente de Arte, “com orientação do artista Petrillo que me influenciou muito.”

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Guto Mattos é professor voluntário de artes no Centro Cultural Sicoob Coopemata, em Cataguases, há mais de cinco anos. Projeto que leva arte e cultura para mais de 400 crianças da comunidade cataguasense. Nas artes plásticas, em sua curta carreira, ele já participou de exposições importantes em Juiz de Fora, como Exposição coletiva na Hiato Galeria (2019, 2022); Exposição solo na Pinacoteca do Fórum da Cultura UFJF (2022); Exposição solo na Galeria Sérgio Rodrigues – Uniacademia (2019); e exposição no Canal Música e Arte (2022, 2023, 2024).

A exposição “Perdidos” que traz a Cataguases a partir deste sábado, revela a preocupação de Guto Mattos com o Meio Ambiente. A escassez de espaços inexplorados e intocados no planeta, instiga o artista a produzir esses cenários utópicos e virgens da ação colonizadora. Desse modo ele trabalha com uma quantidade rica de tons e pigmentos, transmitindo vida e cor, a fim de sensibilizar o observador para um olhar de preservação da nossa flora tropical. Ele conta que este trabalho tem como ideia inicial “experimentações visuais de seres místicos com a flora, misturando representações humanas com vegetação. Uma mistura que permite as formas se esconderem em meio à vegetação, que ora se apresenta maior que o real, ora menor, como um planeta desconhecido, selvagem e intocado, totalmente utópico”, completa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Murilo Abrita grava DVD ao vivo no Centro Cultural Humberto Mauro

Fotógrafa juizforana, Paula Duarte, expõe no Centro Cultural Humberto Mauro

Fotos: Acervo Guto Mattos