Foi realizada nos dias 29 e 30 de junho, na Câmara Municipal de Cataguases a Conferência Municipal das Cidades – Cataguases. O evento foi intermediado pelo sociólogo e doutor em Ciências Sociais, Rudá Ricci, uma das principais autoridades a respeito do tema no Brasil. A Conferência foi organizada pelas entidades ONG Pacto Ambiental, Cooperativa de Agricultores Familiares da Região de Cataguases e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases e Região (SINDCOMERCIÁRIO).
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Durante a tarde de sábado e no domingo, o grupo de participantes ouviu explicações sobre como o trabalho deveria ser encaminhado, fizeram discussões de temas em grupos que buscaram responder, basicamente à pergunta: “Que cidade queremos?”. Após amplo debate foram definidos os dez temas prioritários do que foi chamado de “Cataguases Desejada”, a saber:
✅ Mais oportunidades de trabalho, crescimento pessoal e renda;
✅ Produção de estudo sobre mobilidade urbana e trânsito municipal
– Cidade “caminhável e ciclável”;
✅ Garantia de uma política municipal de educação de Estado (para além de políticas de governo);
✅ Levar a Cultura às periferias e descentralização territorial;
✅ Garantia de segurança pública com patrulhamento;
✅ Harmonia com Meio Ambiente;
✅ Fim das enchentes;
✅ Retorno do homem ao campo;
✅ Oferta de especialidades na área de saúde;
Ainda na tarde de sábado o grupo tratou das ações necessárias para garantir maior controle e participação dos cidadãos e da sociedade civil na vida do município citando, entre outros, a adoção do orçamento participativo e transparência das contas públicas e informações para tomada de decisões. Encerrando o primeiro dia, ainda discutiram sobre a política de habitação, regularização fundiária e política de saneamento básico.
No domingo os participantes abordaram o documento de referência produzido pelo Ministério das Cidades para orientar a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Em seguida debateram e apresentaram proposições relativas ao tema geral da Conferência, as diretrizes do Programa Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), às bases do controle social e gestão democrática e emergência ambiental e climática, além de eleger os delegados que vão representar Cataguases na etapa estadual da Conferência. Foram eleitos Cláudia Cristina dos Santos, Ricardo Spínola, Marina Franzin e Paulo Roberto Jacinto Oliveira como titulares. Os suplentes são: Marcos Torres Cravo, Katalin Carrara Geocze, Matheus Dias, Fábio Caetano Machado.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Este fim de semana acontece a 1ª Conferência da Cidade de Cataguases
Entidades organizam a 1ª Conferência da Cidade de Cataguases
Fonte: Organização do Evento | Fotos: Rodrigo Sereno