Projeto Fique Ligado atua no município na prevenção às drogas


Projeto Fique Ligado atua no município na prevenção às drogas

Em 1987 a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 26 de junho como o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Esta data foi criada para conscientizar a população global sobre essa temática, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Em Cataguases o Projeto Fique Ligado vem trabalhando junto a escolas e estudantes do município e região esta temática desde 2010 por iniciativa da psicopedagoga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cataguases, Maria Cristina Luciano de Oliveira. Naquele ano uma oficina no Programa Bolsa Família inaugurou esta proposta que hoje atende a diversas escolas.

Ela é professora aposentada da Escola Estadual Dr. Norberto Custódio Ferreira, e especialista no tema de combate e prevenção às drogas pela ABRAÇO de Belo Horizonte. Atualmente, também trabalha no Cadastro Único e programa Bolsa Família em Cataguases. Sobre a importância do combate e prevenção às drogas ela diz que o “abuso de drogas não traz, para uma comunidade, apenas problemas de violência e morte como temos visto. Há também outros custos como os cuidados com a saúde, acidentes no trânsito, desagregação social e familiar e pobreza extrema”, explica. Contato para as palestras podem ser feitos pelo telefone (32) 3421-1683 (Cadastro Único).

“Este projeto foi idealizado para auxiliar escolas, empresas, associações, igrejas e programas sociais do município a desenvolverem ações de prevenção ao uso de drogas visando evitar a experimentação do uso através de palestras que levam informações que, muitas vezes, as famílias não estão preparadas para oferecer”, conta. “Isto é importante porque estamos trabalhando a prevenção com quem ainda não teve experiência com as drogas”, finaliza Maria Cristina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sedese divulga programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas

Usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda especializada

Com informações da Biblioteca Virtual da Saúde | Fotos: Acervo Maria Cristina Luciano de Oliveira