A Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto realizou nesta terça-feira, 25 de junho, no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, o seminário “Por Uma Cultura Escolar Antirracista”. Com a participação maciça dos alunos, o evento foi um “sucesso”, conforme resumiu a professora e idealizadora do evento, Valéria Dias. Também estiveram presentes representantes da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina e da Secretaria Municipal de Ensino e professores, entre outros convidados.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Conforme explicou Valéria, “o objetivo do Seminário foi – como o próprio nome diz – mais uma ação antirracista, desta vez dentro do ambiente escolar, que deve ser o mais democrático possível e lugar de acolhimento de todos, indistintamente. Tivemos – continua a professora – um dia inteiro de atividades onde os alunos participaram ativamente e se envolveram de fato nas ações propostas. Enfim, superamos todas as nossas expectativas e, tenho certeza que todos os envolvidos neste projeto estão muito felizes com tudo o que aconteceu aqui”, completou Valéria.
O Seminário contou com performance artística e também intervenções artísticas, apresentação do Grupo Catatau, Roda de Conversa com o professor Lucas Rocha e o artista plástico Igor Dias; a equipe Odara Dudu; exibição do filme Apartado, com a presença da cineasta Thalita Reis; a professora Sandra Vieira e o jornalista Juliano Carvalho fizeram uma releitura do projeto Odara Dudu que busca destacar a beleza negra. Já o cantor e compositor Marcos Alves, além de cantar falou sobre a diáspora africana. Em seguida aconteceu uma roda de conversa sobre os desafios para uma cultura escolar antirracista com a Mestra em Educação, Conceição Aparecida Oliveira dos Santos.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
FIEMG inaugura oficialmente a escola SESI em Cataguases
Projeto Criança Feliz reúne centenas de adolescentes na Escola Dr. Norberto
Fotos: Organização do evento