Médicos participam da etapa anual da UREZOMA em Cataguases


Médicos participam da etapa anual da UREZOMA em Cataguases

Cataguases sediou neste sábado, 22 de junho, a etapa anual da UREZOMA – União das Regionais da Zona da Mata – que reúne onze municípios da região. É uma entidade representativa da Medicina e que foi fundada há 58 anos. O encontro aconteceu na Casa de Festas Manto Verde, que ficou lotada e contou com as presenças das principais lideranças médicas de Minas Gerais. O evento foi organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases, por meio de seu presidente o médico Joseph Freire.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

Entre outros objetivos a UREZOMA atuar no sentido de realizar intercâmbio científico e fortalecer o espírito associativo da classe. Estiveram presentes o presidente da entidade, médico Delano Carneiro, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Ricardo Hernane Lacerda Gonçalves de Oliveira, o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Fábio Auguso, e o diretor de Assuntos do Interior da AMMG, Lincoln Lopes, além de acadêmicos de Medicina e demais convidados.

Este ano a entidade homenageou o saudoso médico José Newton de Lima Thomé, cuja história profissional é recheada de conquistas para a medicina. Em seguida vários temas foram abordados como “Violência Obstétrica – Panorama Atual” pela médica Karen de Sá Schettino; “Autonomia, Consentimento e Recusa de Tratamentos” apresentado pelo médico Valderli Durães Gomes; “Marketing Médico: A estrutura que você precisa para conquistar pacientes online”, por Lucas Rodrigues; “Desmistificando o Mercado Financeiro”, explanado por Raphael Lentini Andrade; “A Questão Médico Paciente na Atualidade” por Lincoln Lopes Ferreira, além de uma Mesa Redonda sobre os temas abordados.

Além disso, a entidade divulgou sua ações para este ano em Cataguases. Conforme revelou Joseph Freire “estamos realizando inúmeros eventos por meio de parceiros como Unimed, OAB e Prefeitura de Cataguases. Para este segundo semestre teremos o “Dia Mundial de Combate à Sífilis, em 19 de Outubro; o Dia Mundial do AVC (29 de outubro) e o I Simpósio Integrado de Saúde da Família e Vigilância em Saúde (1º de Novembro). Também realizamos até hoje a Semana de Conscientização do Autismo (abril), o II Seminário Regional da Saúde do Trabalhador (maio) e o I Seminário Regional de Combate ao Tabagismo (junho)”, acrescentou.

Em seu discurso Joseph Freire (foto acima) criticou o estágio atual da Medicina no país. “Estou muito assustado com os rumos de nossa medicina. Quase 30 anos de formado percebo, com tristeza, que hoje exercemos uma medicina medíocre, distorcida e de baixo nível. A internet e as redes sociais influenciam negativamente no sacerdócio da medicina. O sistema induziu ao jovem médico dar mais valor ao pecuniário do que a misericórdia e a compaixão. Esqueceram que vale mais o aplauso do que o cachê. Esquecemos de cultivar a arte do relacionamento. A relação médico-paciente se fortifica na anamnese e no exame físico, e não nos exames complementares”, assegurou. Em seguida, direcionando sua fala os acadêmicos de Medicina, disse: “Precisamos formar bons médicos e não apenas médicos!O verdadeiro médico trabalha com pessoas, com o olhar, com o sentir. Precisa gostar de gente, ter currículo com formação ética e moral. Vocês são a esperança de uma Medicina melhor.”

Por fim, aconteceu a entrega do Troféu Mérito Acadêmico 2024. Criado em 2022 pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases para incentivar a produção acadêmica dos estudantes de Medicina de Cataguases e região, premia os três melhores trabalhos nesta área. Este ano os vencedores foram: 1º lugar: Polyana da Silva Caçador e Alexandre Horácio Couto Bittencourt (Unifaminas Muriaé); 2º lugar: Thaieny Teixeira dos Santos e Gabriela Chaves Mendes Justino (Univertix Matipó); 3º lugar: Gabriel Toledo, Samuel Toledo Filho e Arthur Santos de Oliveira Pessoa (UFJF Juiz de Fora). Eles receberam o troféu e uma premiação em dinheiro.

Médicos participam da etapa Médicos participam da etapa Médicos participam da etapa

Médicos participam da etapa Médicos participam da etapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Palestras e homenagens marcam a 504ª UREZOMA em Cataguases

Médicos da região participam da reunião da UREZOMA em Cataguases