A Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), intensificou o trabalho de abordagem à população de rua por conta das baixas temperaturas que começam a ser registradas no município, conforme revelou sua coordenadora, Luísa Franco.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Na última semana as ações foram realizadas nas ruas da cidade, praças, hospital, locais de intensa circulação de pessoas, região de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados e espaços públicos. A meta foi acolher todas as pessoas em situação de rua que aceitassem o serviço do albergue noturno municipal, evitando passar as noites nas ruas expostas ao frio.
Para aqueles que preferiram ficar nas ruas foi concedido um kit dormitório, contendo um cobertor e um travesseiro. Na mesma abordagem as equipes da Secretaria ofertaram também a confecção da segunda via dos documentos pessoais e inserção no Cadastro Único, para que possam receber benefícios sociais e passagens terrestres para quem desejar retornar à sua cidade de origem.
O CREAS informou que dentre todos os abordados, somente quatro pessoas não possuíam inscrição no Cadastro Único. Eles foram orientados a procurar – no dia seguinte – o setor responsável para providenciar esta documentação e assim terem direito a receber o BPC – Benefício de Prestação Continuada. Além da abordagem noturna, foram realizadas outras intervenções diurnas com a mesma população.
De acordo com Luísa Franco, o objetivo da abordagem é “identificar famílias e pessoas com direitos violados, natureza das violações, condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços a benefícios assistenciais, bem como promover ações para reintegrar o usuário do serviço à família e à comunidade, entre outros”, destacou.
O Serviço Especializado em Abordagem Social desenvolve ações planejadas de aproximação e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à Rede de Proteção Social. As abordagens foram realizadas sob direção da secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, da coordenadora do CREAS, Luísa Franco, pela assistente social, Mirilane Licazali e a psicóloga Rosiane Moraes.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Frio: Prefeitura aciona plano emergencial para a população de rua
Moradores de rua estão sendo levados para o Albergue
Foto: Secretaria de Desenvolvimento Social