Mais rápida e prática, a autoleitura de energia elétrica na zona rural é um procedimento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além disso, ela simplifica a vida de 81 mil famílias que residem nesta região que podem acompanhar quanto gastam de energia elétrica mensalmente. Depois de conferir no medidor, é só comunicar o consumo à Energisa por meio dos canais digitais cujos links de acesso você encontra no final deste texto.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Conforme informa a Energisa, cerca de 13% dos consumidores de energia elétrica fazem parte do público que podem realizar a autoleitura. Estes clientes devem seguir as datas informadas no calendário rural, que já foi entregue este ano, ou que estão disponíveis nas agências de atendimento da Energisa. Os dados de consumo devem ser informados nos três dias que antecedem a data da próxima leitura. Essa data está descrita na última conta de energia, ou conforme as datas fornecidas no calendário rural.
“Fazer a autoleitura é algo simples e intuitivo. O cliente precisa apenas anotar o número registrado no medidor sem tocar no padrão de energia, ou seja, apenas de forma visual. Após isso é só entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento e fornecer as informações, inclusive anexar a foto em boa qualidade. É um processo simples e que foi pensado para otimizar o andamento desse trabalho”, explica o coordenador de Leitura da Energisa Minas Rio, Luciano Cunha.
A Energisa reforça que a autoleitura é um benefício para o cliente para evitar o faturamento pela média. Conforme a resolução da Aneel, em áreas rurais, as distribuidoras de energia podem efetuar a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Isso ocorre porque as distâncias entre os consumidores em tais áreas são consideráveis, além das dificuldades de acesso que podem existir. “Por isso, é fundamental que o cliente rural realize esse procedimento de acordo com as datas especificadas no calendário rural, para evitar que a medição do consumo seja por média, baseada nos últimos 12 meses”, concluiu Luciano.
As informações de consumo podem ser transmitidas pelo cliente rural por meio dos seguintes canais de atendimento:
Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br
Call Center – 0800 032 0196
Site – www.energisa.com.br
Veja como é fácil utilizar os canais digitais
Você pode realizar a autoleitura pelo aplicativo Energisa On, como mostra a foto abaixo. Ao acessar com os seus dados, escolha o ícone ‘Informar leitura’.
Se for pelo site da Energisa em www.energisa.com.br, acesse a Agência Virtual > Sua Fatura > Informar leitura.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Energisa disponibiliza a opção da autoleitura pelos canais digitais
Atendimento digital da Energisa cresce cerca de 20% em três anos
Fonte: Energisa Minas Rio | Foto: Arquivo