O Projeto Girarte se apresenta como grande referência de projetos socioculturais no interior de Minas Gerais, sendo responsável pela realização de ações formativas, intercâmbios culturais e apresentações cênicas que já beneficiaram mais de 253 mil pessoas, alcançando 6 estados brasileiros e uma parceria internacional, além de já ter impactado mais de 130 escolas públicas. Para isso conta com o patrocínio da Energisa e MIBA, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
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Em sua circulação atual, o projeto já contemplou municípios do interior mineiro como Cataguases, Dona Euzébia, Rodeiro, Santana de Cataguases, Laranjal, Ubá e Leopoldina realizando diversas atividades culturais, promovendo em especial o diálogo entre arte e educação. O artista e gestor sociocultural Marcus Diego, responsável pela idealização e coordenação do Projeto Girarte, enfatiza que o projeto busca continuamente superar seus melhores resultados, dialogando com diferentes realidades, contextos e desafios.
“Desde o início de nossa caminhada, sempre tivemos clareza da complexidade que é desenvolver um projeto sociocultural, e abraçamos essa complexidade com muito respeito, carinho e resiliência, pois entendemos que trabalhamos com universos e sonhos em constante movimento, sejam em nossa perspectiva como equipe, ou seja na perspectiva do público beneficiado. Criamos uma metodologia de trabalho muito eficaz, porém constantemente mutável e adaptável as diferentes realidades e cenários. Dentro de um conhecimento empírico, mas também buscando respaldos nas Ciências Sociais concretizamos nosso tripé de ações, que se baseiam em atividades voltadas para democratização cultural, diálogo entre arte e educação e desenvolvimento artístico profissional. Chegamos nesta essência buscando alcançar uma dinâmica de trabalho diferenciada, e mais completa possível, permitindo nosso encontro contínuo com novas propostas e movimentos da sociedade”, completa Marcus Diego.
Além de suas ações itinerantes, que abraçam diferentes comunidades e têm forte impacto de democratização cultural, o Projeto Girarte potencializa seus esforços no diálogo entre arte e Educação, e no desenvolvimento artístico profissional, com uma nova proposta de ação formativa intitulada de “SALA CÊNICA”. Priscila Sandes, que é coordenadora artístico pedagógica do projeto, explica que em parceria com a Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases) da cidade de Cataguases-MG, a proposta está sendo desenvolvida e aprimorada continuamente em harmonia com o ambiente escolar, e que foi viabilizado dentro da escola uma sala, com infraestrutura adequada para realização de estudos e práticas artísticas ligadas as artes cênicas. Neste contexto, estão sendo realizadas oficinas e diversas atividades com aprofundamento artístico e técnico, estimulando questões de desenvolvimento artístico profissional, com o objetivo de gerar campo fértil para a evolução de crianças e jovens com grande aptidão artística, além da integração da comunidade de uma forma geral, que também pode participar das atividades abertas ao público. Priscila Sandes conclui que uma das grandes motivações do Projeto Girarte é aproximar escola e comunidade.
Para o diretor da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, Marcos Leite (foto ao lado com Marcus Diego), é necessário somar esforços para preservação patrimonial do Colégio Cataguases, e iniciativas que aproximam escola e comunidade fortalecem o propósito de pertencimento por parte da população, que também é uma força fundamental, para proteção deste grande patrimônio cultural e modernista da cidade e do estado de Minas Gerais. Outro fator importante segundo o diretor escolar, Marcos Leite, é que as ações desenvolvidas pelo Projeto Girarte no espaço escolar reverberam pela cidade de Cataguases e região, beneficiando outras instituições educacionais e chegando até mesmo em outros estados brasileiros e países, com notório benefício para comunidade escolar e população em geral.
Confira abaixo os horários de atividades abertas para o público:
Quarta-feira:
9h às 10h30 – Dança Contemporânea (nível intermediário e avançado) – Professor Marcus Diego – (5 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de chegada. Idade mínima: 15 anos).
Quinta-feira:
11h às 12h – Yoga para desenvolvimento na dança (nível intermediário e avançado) – Professora Mariana Martins – (5 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de chegada. Idade mínima: 15 anos).
13h30 às 14h30 – Aula de Ballet Clássico (nível intermediário e avançado) – Professora Elisângela Rodrigues – (5 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de chegada. Idade mínima: 15 anos).
15h às 16h – Aula de Dança-Ritmos Africanos – Professor Kevin Candeias (Atividade livre para pessoas a partir de 11 anos de idade). 25 vagas disponíveis a serem ocupadas por ordem de inscrição e capacidade do espaço.
Sexta-Feira:
9h às 10h – Aula de Dança-Ritmos Africanos – Professor Kevin Candeias (Atividade livre para pessoas a partir de 11 anos de idade) – 25 vagas disponíveis a serem ocupadas por ordem de inscrição e capacidade do espaço.
10h30 às 11h30 – Yoga para desenvolvimento na dança (nível intermediário e avançado) – Professora Mariana Martins – (5 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de chegada. Idade Mínima: 15 anos).
13h30 às 14h30 – Aula de Ballet Clássico (nível intermediário e avançado) – Professora Elisângela Rodrigues – (5 vagas disponíveis a serem preenchidas por ordem de chegada. Idade mínima: 15 anos).
Segundo a coordenação do projeto, para participar das atividades acima não é necessária a inscrição prévia, pois as aulas acontecem semanalmente e as vagas são preenchidas por ordem de chegada. Para participantes menores de idade, o projeto fornece uma ficha de autorização, que deve ser preenchida e assinada pela pessoa responsável. Pessoas contempladas por políticas afirmativas terão prioridade nas vagas disponíveis (pessoas pretas, mulheres, LGBTQIAPN+ entre outros). É importante ressaltar que o espaço possui arquitetura inclusiva, permitindo o acesso de pessoas PCDs nas atividades propostas. Marcus Diego ainda revela que este modelo de atividade, sem necessidade de inscrição prévia, foi inspirado em aulas que a equipe do Projeto Girarte vivenciou em intercâmbio artístico realizado na cidade de Salvador-BA, onde muitas aulas acontecem frequentemente abertas para população, fortalecendo a democratização cultural, ampliando o acesso e integração da população com ações culturais gratuitas.
A “SALA CÊNICA” foi aberta para o público em novembro de 2023, com aulas de Jazz Dance ministradas pela artista e professora Luana Martins (UFV), e neste ano de 2024 conta com os artistas Alan Resende, Elisângela Rodrigues, Fabiano Banna, Kevin Candeias, Natália Barros, Mariana Martins, Marcus Diego e Tatiane Dias. Além do suporte da artista e cenotécnica Fernanda Pinheiro, artista e assistente de produção Juan Francis, artista e pedagoga Priscila Sandes. Para pessoas interessadas em participar das aulas, a “SALA CÊNICA” funciona no primeiro andar do Colégio Cataguases, que fica na Chácara Granjaria – Centro, Cataguases.
Mais informações pelo WhatsApp do Projeto Girarte (32) 9 8896-5357, pelo Instagram @projetogirarte e pelo site. Marcus Diego ainda destaca, que um dos grandes desafios é a captação de recursos, para conseguir manter as diversas ações gratuitas, que são desenvolvidas pelo Projeto Girarte e reverberam em diversas localidades. Com chancela do Governo de Minas Gerais através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e do Governo Federal através da Lei Rouanet, empresas e até mesmo pessoas físicas que desejarem investir e patrocinar ações do projeto, podem se beneficiar dos mecanismos de renúncia fiscal, tendo desconto de até 100% do valor investido em seus impostos no caso da Lei Rouanet. Quem desejar patrocinar e somar forças com o Projeto Girarte, pode entrar em contato pelo WhatsApp (32) 98896-5357.
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Texto e fotos: Projeto Girarte