O reitor da Universidade Federal de Viçosa, Demetrius David da Silva assinou, na tarde de 18 de janeiro, um acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab-ZM), por meio de seu presidente, William Fernandes Mussi, também prefeito da cidade de Senador Firmino.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
No valor total de R$ 517.518,00, os objetivos do acordo são desenvolver o controle da qualidade da água fornecida aos municípios consorciados ao Cisab-ZM (do qual Cataguases é membro) e a implantação do Centro de Referência em Saneamento Ambiental. Sua duração será de dois anos, com possibilidade de prorrogação. Na prática, o encontro serviu para a formalização do trabalho, uma vez que as atividades já começaram a ser desenvolvidas. As primeiras análises serão realizadas, em fevereiro, na Universidade.
O Cisab reunirá as amostras de água tratada das estações de tratamento (ETA) coletadas pelos municípios, e trará para o campus da UFV. Na Universidade, elas serão analisadas, sob a orientação do professor André Fernando de Oliveira, do Departamento de Química, coordenador do convênio. Além desse departamento, a Divisão de Água e Esgoto da Diretoria de Meio Ambiente também auxiliará em algumas ações.
Para o diretor de Meio Ambiente da UFV, Ulisses Bifano Comino, que atuou nas negociações do convênio e participou da reunião, este acordo permitirá “a garantia do fornecimento de água de qualidade para uma população de mais um milhão de pessoas, já que o Cisab reúne cerca de 50 municípios consorciados. Além disso, possibilitará novas atividades para as áreas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade”.
Participaram ainda da reunião de assinatura do acordo Iolanda Gonçalves e Luciana Moreira, respectivamente, superintendente e diretora administrativo-financeira do Cisab-ZM.
O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais – Cisab-ZM – é uma associação pública, criada em 2008. Seu objetivo é prestar apoio aos serviços de saneamento básico de cada um dos municípios consorciados, seja por meio de capacitação técnica, seja por auxílio para que o pessoal técnico possa executar suas tarefas.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Justiça obriga Copasa a fornecer água com qualidade à população
Água consumida pelos cataguasenses não passa por teste de qualidade do Sisagua
Fonte e foto: UFV – Divulgação