O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Ubá recebeu a maior pontuação entre os avaliados na Zona da Mata mineira pelo Qualifica Cerest, um sistema avaliativo do Ministério da Saúde, pelas ações realizadas em 2023. A nota atribuída à unidade Regional de Ubá foi 138, cinco pontos apenas abaixo da maior pontuação registrada (143).
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Atividades educativas, monitoramento de dados e a realização de consultas médicas na área de Saúde do Trabalhador são alguns dos itens avaliados. Ao todo, 12 indicadores são levados em consideração para chegar a essa nota.
O conceito alcançado por Ubá está acima das médias estadual (126,7) e nacional (118,9), e é maior que o do Cerest Regional de Barbacena e de Juiz de Fora, que alcançaram 116 e 111 pontos, respectivamente. A avaliação do Governo Federal também colocou o Cerest de Ubá entre os 10 com maiores pontuações em todo o estado de Minas Gerais, figurando à frente do Cerest Regional de Montes Claros (133), Uberlândia (133) e o Municipal de Belo Horizonte (127).
“O Cerest destaca-se por suas ações “extra-muros”, levando a promoção da saúde do trabalhador a empresas, instituições de ensino e comércio local. Além disso, a parceria efetiva com outros setores da Secretaria de Saúde como Imunização, Atenção Primária e Vigilâncias, assim como com Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador na microrregião, evidencia uma integração eficaz que fortalece a atuação do Cerest e impacta positivamente em sua avaliação”, explica o Secretário Municipal de Saúde de Ubá, Ricardo Antônio do Nascimento.
Conheça o CEREST
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest – é unidade regional especializada no atendimento à saúde do trabalhador que tem como modelo a Atenção Básica de Saúde. O órgão é vinculado à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho; realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores e investiga as condições do ambiente de trabalho utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Ubá realiza fórum sobre população em situação de rua
Ubá concede alvará de construção à Fundação Cristiano Varella
Fonte: Ministério da Saúde e Prefeitura de Ubá que também detém o crédito da foto que ilustra a matéria.