Conselho Municipal de Saúde de Cataguases elege nova diretoria


Conselho Municipal de Saúde de Cataguases elege nova diretoria

O Conselho Municipal de Saúde de Cataguases está com diretoria nova. A eleição aconteceu no último dia 12 de dezembro, na Policlínica Municipal. Os eleitos vão cumprir um mandato de dois anos, de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram

📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes

 

A chapa vencedora tem como presidente o médico Joseph Antônio Freire, que também assumiu recentemente o mesmo cargo na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC). Como vice-presidente foi eleito José Henrique de Souza, representante da Loja Maçônica Labor e Civismo. A Primeira Secretária é Waldinéia Araújo Siervi, representante do CAPS e como Segundo Secretário, Thiago da Silva Rodrigues, da Faculdade Sudamérica.

Um dos órgãos da sociedade civil mais atuante no município o Conselho Municipal de Saúde conta com quarenta representantes do poder público e da sociedade civil, entre titulares e suplentes. Cabe aos conselheiros gerir as verbas destinada à saúde do município, monitorar a execução de ações, participar da formulação de metas para a área, acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais, dentre outras funções, explicou Jospeh Freire.

Conforme explica Joseph, que participa do Conselho há vários anos tendo, inclusive, sido seu presidente, o momento agora é de reformular suas ações e ser parceiros de todos nesta nova gestão. “A minha preocupação é defender o SUS e defender o direito do usuário. Junto com a gestão a gente quer fazer uma parceria, discutindo as possibilidades de melhorias nas comunidades e uma saúde de qualidade no nosso município”, salientou.

Para isso ele diz que vai contar com “todos os membros do Conselho Municipal de Saúde para a gente construir uma entidade estruturada, atuante e com responsabilidades. E, também, para que este Conselho possa ter voz e uma atividade representativa, com autoridade para garantir ao usuário acesso e qualidade na assistência ao SUS”, finalizou Joseph Freire.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Saúde realiza seminário inédito sobre Vigilância em Saúde

Órgãos de Saúde discutem ações de enfrentamento ao Sarampo e Influenza

Fotos acervo pessoal.