Já pensou em ganhar dinheiro para estudar? Pois é isso que o governo federal vai fazer com os estudantes de baixa renda de todo o país que estejam cursando o ensino médio. Eles acabam de ganhar este grande incentivo para concluírem seus estudos. Graças a um programa de bolsa permanência e de poupança que terá um fundo especial em que a União deve aportar até R$ 20 bilhões.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Além de incentivar este público a estudar, a medida busca também conter a evasão escolar que, no ensino médio, chega a 16%. Os dados apontam que o primeiro ano é o que tem maior registro de evasão, abandono e reprovação de estudantes, conforme comunicado divulgado pela Presidência da República.
“A redução da evasão escolar e o incentivo à conclusão do ensino médio são considerados fatores centrais para garantir o acesso dos jovens a melhores condições de formação profissional e emprego”, explicou a Presidência.
O governo vai definir valores, formas de pagamento, critérios de operacionalização e uso da poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar. Os valores serão depositados em conta a ser aberta em nome do estudante, que poderá ser a poupança social digital da Caixa Econômica Federal.
Critérios
Estão aptos a receber o benefício os jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas de ensino e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com prioridade àquelas que tenham renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218. A elegibilidade ao programa também poderá ser associada a critérios adicionais de vulnerabilidade social e idade, conforme a regulamentação.
A poupança não será considerada no cálculo da renda familiar para a concessão ou recebimento de outros benefícios.
Para ter acesso ao benefício, o aluno precisará ter frequência mínima, garantir a aprovação ao fim do ano letivo e fazer a matrícula no ano seguinte, quando for o caso. A regra também exige participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles matriculados na última série do ensino médio, nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para a etapa do ensino médio.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Escola SESI chega a Cataguases com proposta pedagógica humanizada
Escola Astolfo Dutra realiza Festival Cantos e Encantos da Poesia
Fonte: Agência Brasil | Foto: André Borges – Ag. Brasília