Praça Rui Barbosa recebe o Dia Municipal de Combate à Sífilis


Praça Rui Barbosa recebe o Dia Municipal de Combate à Sífilis

A Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado, 4 de novembro, a partir das 8 horas até meio-dia, na Praça Rui Barbosa, o Dia Municipal de Combate à Sífilis. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos desta doença sexualmente transmissível que vem registrando um crescimento no Brasil, além de repassar informações sobre a prevenção.

Neste sentido, equipes da Secretaria de Saúde, do Cadastro Único e da Catrans, estarão presentes ofertando seus serviços. Além disso, o público poderá se submeter a realização de testes gratuitos de detecção da Sífilis, das Hepatites e o HIV. “Será uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a sífilis, uma doença cujo não tratamento pode levar a várias outras doenças e complicações, inclusive à morte”, informa o Secretário de Saúde, Vinícius Franzoni.

Sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. É curável e exclusiva do ser humano, tendo como principal via de transmissão, o contato sexual, seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente. Também pode ser transmitida por sangue contaminado. Ela é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, sangue ou produtos sanguíneos (agulhas contaminadas ou transfusão com sangue não testado), da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita) e pela amamentação.

O tratamento é feito com antibióticos e deve ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais. A sífilis é uma infecção curável, com tratamento relativamente simples, mas pegar uma vez não promove imunidade. Nas formas mais graves da doença, como na fase terciária, o não tratamento adequado pode levar à morte.

O uso de preservativos (tanto femininos como masculinos) durante todas as relações sexuais (inclusive anais ou orais) é a maneira mais segura de prevenir a doença; o acompanhamento das gestantes e dos parceiros sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Rotary e Secretaria de Saúde de Cataguases se unem contra as Hepatites

Saúde e Vigilância Sanitária de Cataguases fazem campanha contra a Sífilis

*Com informações do Ministério da Saúde