Fórum Mundial da Criança propõe ações conjuntas pela infância


Fórum Mundial da Criança propõe ações conjuntas pela infância

O Centro Cultural Humberto Mauro recebeu nesta terça-feira 31 de outubro e 1º de novembro, o Fórum Mundial da Criança. Uma iniciativa do vice-prefeito Marco Andrade, o Markim, em decorrência do sucesso do Projeto Bem-Te-Vi, o evento foi realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação de Cataguases.

Aberto na manhã de terça-feira, 31, que contou com a apresentação do Coral Meninas Cantoras da Lila (foto acima), da tradicional Escola de Música Lila Carneiro Gonçalves. Markim Andrade, explicou a denominação do evento. “O fórum é mundial porque não que falar em limites geográficos, pois vivemos no mundo, as fronteiras somos nós quem criamos e o próprio universo da imaginação infantil não possui limites”, explicou. Ainda segundo ele, o Fórum propôs integrar os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e parceiros como Grupo Energisa, Instituto Energisa e instituições da sociedade civil a caminharmos juntos pelo mesmo objetivo.

Em um breve pronunciamento, Luci Mara Guedes, Secretária Municipal de Educação, elogiou a realização do Forum. “A brincadeira está na essência do mundo infantil e para mantermos essas experiências, as crianças precisam de nós”, disse. Antes de encerrar propôs: “Que tal levarmos para nossas escolas as ideias de incentivo às brincadeiras colocadas neste Fórum?”

O prefeito José Henriques (foto acima) revelou que o empenho de Markim para realizar o fórum, “mostra o quanto a Administração Municipal vem se dedicando ao fortalecimento de políticas públicas em geral e, neste caso específico, as políticas voltadas para o bem-estar das nossas crianças.” Em seguida ele citou exemplos concretos voltados para a infância como oficinas de Jiu-Jitsu, reunindo mais de duzentas crianças, e o Curso de Robôtica, no CAIC, “experiências efetivas que mantém o aspecto lúdico e otimizam o tempo de aproveitamento escolar”, afirmou o prefeito.

Fábio Lancelotti, diretor comercial da Energisa e representante do Instituto Energisa, parabenizou a Prefeitura pela realização do evento e reiterou o apoio empresarial a iniciativas dessa natureza. “Considero esse Fórum um evento muito especial por promover reflexões e soluções capazes de melhorarmos enquanto pessoas e sociedade”, disse, reiterando que a Energisa será sempre parceira de ações como essa que envolvam a educação e as responsabilidades social e cultural.

O Fórum contou ainda com três exibições do filme “A Família Dionti”, do diretor Alan Minas e de palestras ministradas pela psicóloga Júlia Cabral Mazini, com o tema “Cuidar, brincar e educar: cidade feita para as crianças”; da supervisora pedagógica Rosenely Silva Ribeiro Neto que apresentou o projeto Girassol, desenvolvido junto às crianças da Escola Municipal Cantinho Feliz; o brincante Roque Antônio Soares Junior, o Roquinho, que apresentou em sua palestra o tema “Brincar, linguagem universal da criança”; e do cineasta Alan Minas, diretor do premiado longa-metragem “A Família Dionti” (2015), filmado em Cataguases. Ele abordou o tema “O Cinema Fora da Tela”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Prefeitura de Cataguases lança concurso público com 69 vagas

Cataguases vai realizar o Fórum Mundial da Infância

Com texto de Roberto Guimarães | Fotos: Prefeitura de Cataguases