Dois conselheiros tutelares eleitos estão impedidos de tomar posse


Dois conselheiros tutelares eleitos estão impedidos de tomar posse

MATÉRIA ATUALIZADA – Os dois conselheiros tutelares mais votados na última eleição realizada dia 1º de outubro, na Escola Estadual Coronel Vieira, em Cataguases, foram considerados impedidos de assumirem os mandatos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Cataguases (CMDCA). A informação foi confirmada por um membro daquela entidade. Ele acrescentou que no próximo domingo, será publicada uma nota a respeito no jornal oficial do município “Cataguases”.

Anderson da Silva Moura ficou em primeiro lugar entre os concorrentes com 392 votos. Já Edson Fernandes Reis, que buscava seu terceiro mandato de conselheiro, obteve 254 votos. Após a divulgação do resultado, Anderson creditou sua vitória aos evangélicos e agradeceu, principalmente, o empenho do pastor Nelquiades Fernandes, por ter abraçado sua candidatura. Edson se destacou em seus mandatos anteriores por uma atuação ativa e dedicada ao Conselho o que lhe rendeu reconhecimento popular. Apesar da decisão, eles podem recorrer à justiça.

Segundo apurou o site, o motivo de ambos conselheiros eleitos terem sido impedidos de tomarem posse seria o descumprimento de regras da campanha eleitoral previstas no edital que regulamentou o pleito. No caso de Anderson Moura, ele teria cometido três infrações: fazer propaganda eleitoral na internet em sites comerciais; Receber doação em dinheiro de entidade de direito privado ou organização da sociedade civil de interesse público; e por utilizar espaços e equipamentos ou serviços públicos mediante favorecimento de autoridade pública. No caso de Edson Fernandes ele também teria feito propaganda eleitoral na internet em sites comerciais; campanha durante o exercício de sua jornada de trabalho, e utilizado espaços e equipamentos ou serviços públicos mediante favorecimento de autoridade pública.

O Site tentou contato com Anderson por telefone, mas estava desligado, e também não conseguiu falar com Edson. Depois de publicada esta matéria, ele entrou em contato com o Site para negar todas as acusações a ele imputadas, e disse que o uso do equipamento público é questionável. Edson também afirmou que vai entrar com uma ação na justiça para questionar a decisão do CMDCA.

Com a decisão do CMDCA devem tomar posse no lugar dos dois conselheiros mais votados os candidatos que ficaram em sexto e sétimo lugar, respectivamente, Janaina Pimenta Silva, que obteve 172 votos, e Fernanda Moreira Gonçalves que conquistou 137 votos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
População define os novos membros do Conselho Tutelar

Dia 1º acontece eleição para o Conselho Tutelar de Cataguases