Chegou a vez de Cataguases receber o Programa Grandes Escritores 2023, que tem patrocínio da Energisa. Depois do sucesso em Ubá e Muriaé, a iniciativa chega à cidade com uma oficina sobre textos e leituras nas produções cinematográficas.
Serão dois eventos na cidade. O primeiro, nesta quarta-feira, 25 de outubro, o Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM) abre suas portas para o escritor e professor Roberto D’arte realizar a oficina literária “Cinéfilo: textos e leituras nas produções cinematográficas”. Será às 14h30, com entrada franca e indicação livre. O segundo será um encontro no dia 23 de novembro com os escritores Mauro Ventura e Karla Monteiro.
Autor do livro Cinéfilo: entrelinhas filosóficas em obras cinematográficas, Roberto D’arte (foto) é baiano de Boa Nova e reside em Viçosa (MG) há mais de 25 anos. É graduado em Filosofia, pós-graduado em Psicopedagogia e atualmente faz pós-graduação em Filosofia Clínica. Há mais de 17 anos, é professor de Filosofia, Ética e Cinema da Faculdade de Viçosa. Foi repórter e redator no jornal Tribuna Livre, também em Viçosa, por cerca de 20 anos. É representante da cadeira de Literatura, Bibliotecas e Museus do Conselho Municipal de Política Cultural de Viçosa há seis anos.
Grandes Escritores
O programa é uma das maiores iniciativas brasileiras que há mais de 20 anos valoriza o autor nacional que agora está de volta. Depois de percorrer várias regiões do estado de Minas Gerais, desembarca na Zona da Mata mineira. Com oficinas e palestras gratuitas a caravana já passou por Ubá, Muriaé, e chega a Cataguases, Juiz de Fora e Leopoldina.
Com uma programação cultural intensa, o objetivo é mobilizar alunos, professores, agentes culturais, formadores de opinião e comunidade em geral, com eventos totalmente gratuitos, que vão debater a valorização da literatura com foco na formação de leitores e escritores nas cidades do interior. De abrangência cultural e educacional é direcionado para as mais diversas camadas sociais, formações e idades. Os convidados desta fase são os escritores Fabrício Carpinejar, Mauro Ventura, Itamar Vieira Júnior, Luiz Humberto França e Karla Monteiro, e os oficineiros Roberto D’arte, Geissiane Aguiar e Renatta Barbosa.
Para este ano uma novidade: a participação de várias academias do interior de Minas Gerais e seus integrantes é um componente inédito de integração institucional do Grandes Escritores 2023. O projeto conta com o patrocínio da Energisa, financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, gerido pela Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais, e apoio de diversas entidades públicas e privadas das cidades participantes.
Para ficar por dentro da programação detalhada, siga a página do Grandes Escritores em https://www.instagram.com/pgescritores/ e https://www.facebook.com/grandesescritores
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Centro Cultural Humberto Mauro recebe o show “Cabaret”
Fotógrafa juizforana, Paula Duarte, expõe no Centro Cultural Humberto Mauro
Fonte: Energisa Minas Rio | Fotos: Pexels e Grandes Escritores