Tarifa Zero em Leopoldina começa a funcionar segunda-feira


Tarifa Zero em Leopoldina começa a funcionar segunda-feira

A Prefeitura de Leopoldina assinou nesta sexta-feira, dia 6, contrato com o Consórcio Princesa Leopoldina, empresa vencedora da licitação que definiu a nova prestadora de serviço de transporte coletivo do município. A operação começa na próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, e garantirá a gratuidade no transporte público a todos os leopoldinenses através do Programa “Tarifa Zero”.

O contrato terá vigência inicial de 24 meses, contados a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses, nos termos da Lei nº 8.666/93. O Consórcio Princesa Leopoldina terá o prazo de 90 dias para adequar seus veículos às exigências legais.

Com a assinatura do contrato, a Prefeitura coloca fim ao monopólio do antigo modelo de concessão pública, praticado há mais de 20 anos no município, passando a pagar pelo serviço por quilômetro rodado.

Através do programa “Tarifa Zero”, Leopoldina se torna o primeiro município da Zona da Mata a garantir gratuidade no transporte público. Além de aumentar a acessibilidade e promover a inclusão social, a mudança vai impactar também no orçamento dos leopoldinenses, que no final do mês deixarão de gastar 16% do salário mínimo com custos de transporte. E sta semana Juiz de Fora também começará a experimentar este mesmo modelo, porém, com a tarifa gratuita somente nos finais de semana.

A gratuidade das tarifas alcançará todas as linhas urbanas atendidas pelo novo serviço de transporte público municipal através de nove rotas. A novidade fica por conta da implantação da Rota da Saúde, que ligará a Rodoviária à Casa de Caridade Leopoldinense, atendendo uma antiga demanda da população.

Os vereadores José Augusto Cabral e Rodrigo Pimentel, atual presidente do Legislativo, assinaram o contrato como testemunhas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vereadores de Leopoldina aprovam tarifa zero no transporte coletivo

Está em vigor lei do transporte coletivo gratuito em Leopoldina

Fonte: Prefeitura de Leopoldina | Fotos: O Vigilante Online