A Prefeitura de Leopoldina assinou nesta sexta-feira, dia 6, contrato com o Consórcio Princesa Leopoldina, empresa vencedora da licitação que definiu a nova prestadora de serviço de transporte coletivo do município. A operação começa na próxima segunda-feira, dia 9 de outubro, e garantirá a gratuidade no transporte público a todos os leopoldinenses através do Programa “Tarifa Zero”.
O contrato terá vigência inicial de 24 meses, contados a partir da data de sua publicação, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses, nos termos da Lei nº 8.666/93. O Consórcio Princesa Leopoldina terá o prazo de 90 dias para adequar seus veículos às exigências legais.
Com a assinatura do contrato, a Prefeitura coloca fim ao monopólio do antigo modelo de concessão pública, praticado há mais de 20 anos no município, passando a pagar pelo serviço por quilômetro rodado.
Através do programa “Tarifa Zero”, Leopoldina se torna o primeiro município da Zona da Mata a garantir gratuidade no transporte público. Além de aumentar a acessibilidade e promover a inclusão social, a mudança vai impactar também no orçamento dos leopoldinenses, que no final do mês deixarão de gastar 16% do salário mínimo com custos de transporte. E sta semana Juiz de Fora também começará a experimentar este mesmo modelo, porém, com a tarifa gratuita somente nos finais de semana.
A gratuidade das tarifas alcançará todas as linhas urbanas atendidas pelo novo serviço de transporte público municipal através de nove rotas. A novidade fica por conta da implantação da Rota da Saúde, que ligará a Rodoviária à Casa de Caridade Leopoldinense, atendendo uma antiga demanda da população.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vereadores de Leopoldina aprovam tarifa zero no transporte coletivo
Está em vigor lei do transporte coletivo gratuito em Leopoldina
Fonte: Prefeitura de Leopoldina | Fotos: O Vigilante Online