Na tarde da última segunda-feira, 2 de outubro, Cataguases deu a largada no Projeto Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas, que contou a presença de empreendedores e gestores públicos no Paço Municipal. A iniciativa é uma parceria com a Instância de Governança Regional (IGR) Serras e Cachoeiras e dezoito prefeituras da microrregião. Seu objetivo é buscar fomentar a gastronomia regional e o turismo de experiência nas cidades participantes.
O Prepara Gastronomia é um projeto desenvolvido para impulsionar negócios do segmento de alimentação fora do lar. Funciona através de consultorias customizadas, cursos, oficinas e informações técnicas para ajudar empresas a se reinventarem em momentos de crise ou cruciais de mercado, conforme explicou Marco Antônio Mendonça, analista técnico regional do Sebrae Cataguases.
Marco Antônio, juntamente com a gestora da IGR Serras e Cachoeiras, Ana Maria Garcia, apresentaram o projeto. Eles explicaram que entre os objetivos estão o estímulo à inovação, o uso de ferramentas com foco em resultado, o alinhamento com as tendências do mercado de alimentação, o aprimoramento dos atendimentos presenciais e online, consultorias individuais com especialistas no setor e execução ágil. Ana Maria completou dizendo que o Prepara Gastronomia “é uma oportunidade de nós formatarmos esses produtos que já existem na nossa região para serem comercializados dentro do mercado turístico.”
Para Marco Antônio este primeiro encontro foi de “extrema importância para a validação deste projeto”, disse. “Acredito que nós vamos atender aproximadamente 40 estabelecimentos entre bares, restaurantes e similares. Nós vimos uma aceitação muito grande do programa e nós só temos a parabenizar os parceiros envolvidos”, frisou, agradecendo em seguida aos participantes. Antes de encerrar fez uma previsão: “Acredito que nos próximos cinco meses vamos obter excelentes resultados no que diz respeito aos estabelecimentos para que possamos pensar nos festivais gastronômicos de forma regionalizada.”
A secretária de Cultura e Turismo de Cataguases, Rosângela Moreira Lima comentou a iniciativa. “Para a gente este projeto é um marco por termos um projeto de capacitação para os empreendedores. Entendo que a culminância do Prepara Gastronomia vai ser o mais importante, quando teremos um festival de pratos elaborados voltado para Cataguases e região. Isso tudo contribui para a elaboração da nossa cidade como produto e, como consequência, o fortalecimento dos negócios locais”, afirmou.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Começa sábado e vai até julho o 1º Festival Conversa de Botequim
Começa esta noite o 18º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba
Com Bernardo Chaia e fotos da Prefeitura de Cataguases