Na próxima quinta-feira, 5 de outubro, setenta e oito casais residentes em Cataguases, irão oficializar sua união no Casamento Comunitário promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).
A cerimônia, que contará com todos os detalhes, como entrada dos noivos no tapete vermelho, ornamentação especial, marcha nupcial, troca de alianças, benção ecumênica e sorteio de presentes, será no Clube Remo, às 19 horas.
O evento é realizado por meio da Unidade da Defensoria Pública em Cataguases, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias da DPMG.
Realização e proteção jurídica
O Casamento Comunitário é uma iniciativa extrajudicial da Defensoria Pública mineira, que busca dar oportunidade aos casais de baixa renda de legalizarem sua situação civil, com isenção de taxas e emolumentos, e realizarem o sonho do grande dia: a cerimônia nupcial.
O Casamento Comunitário se destaca por proporcionar não só a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões, mas a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais.
Além de celebrar o amor, a união civil garante segurança jurídica em questões como pensão, auxílios, inventários, partilha e direito de herança.
Mais de 8 mil pessoas já oficializaram sua união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela Defensoria de Minas desde a primeira celebração do evento, que acontece em Belo Horizonte e também no interior desde 2009.
Esta será a quarta vez que a Defensoria mineira promove o Casamento Comunitário em Cataguases.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Defensoria Pública abre inscrições para Casamento Comunitário em Cataguases
Casamento comunitário reúne treze reeducandos do Presídio de Cataguases
Fonte: DPMG | Foto: Pexels