O cataguasense Daniel Antoniol faz fotos impressionantes da lua


O cataguasense Daniel Antoniol faz fotos impressionantes da lua

Um engenheiro civil de Cataguases está bombando na internet. E não é por causa de seu trabalho profissional, mas sim por sua paixão pela fotografia que revelou ao mundo seu talento incrível e uma criatividade impressionante. Daniel Antoniol é o nome dele, filho da Luciana Mendonça (proprietária da loja Donnapina) e do Miau, funcionário aposentado da Caixa, além de ser neto da saudosa ex-prefeita Maria Lúcia Mendonça. Você, certamente, já deve ter visto uma ou mais fotos dele interagindo com a lua. Impressionantes, elas circularam muito nos últimos dias na internet arrancando elogios de todos.

O cataguasense Daniel AntoniolDaniel morava no Rio de Janeiro até que veio a pandemia e ele veio se refugiar na terra natal, especificamente, no sítio de sua família. Foi neste momento que ele deixou aflorar sua paixão pela fotografia, até então um hobby. “Como a fotografia sempre foi uma paixão na minha vida, surgiu a ideia de aliá-la a outra paixão, que é a lua”, explica. E foi assim – com uma extrema habilidade – que ele fez parecer simples a arte de encontrar a distância correta, ângulos perfeitos e perspectivas incríveis que resultaram em fotos extraordinárias.

Quem tem um smartphone e fez fotos da lua sabe que não é tão simples assim fotografar nosso satélite natural. É preciso um pouquinho de conhecimento técnico e paciência. Além desses dois quesitos, Daniel também mostrou ter uma criatividade incrível, certamente, o que levou suas fotos a viralizarem. Por acaso alguém aqui já pensou e fotografou uma cena usando a lua para fazer um alongamento? Ou fez fotos “colocando” a lua dentro do porta-malas do carro? Essas são apenas duas ideias geniais que Daniel realizou e que estão encantando os milhões de internautas que viram suas fotos.

As fotos são o resultado de uma sobreposição de imagens, conforme explica Daniel. “Por incrível que pareça, tenho uma preferência em fazer tudo sozinho. Faço as fotos utilizando tripés e temporizadores, espelhando as imagens na tela do celular para que consiga me posicionar exatamente como pensei para as fotos”, diz ele, responsável também por toda a parte de pós-tratamento. “Faço praticamente tudo usando o celular e aplicativos para edição de fotos”, completa. Um trabalho que exige paciência e olhar cirúrgico para que tudo fique perfeito.

O cataguasense Daniel Antoniol

E para quem acha que fazer fotos assim precisa ser profissional, ele dá um tremendo incentivo: “Acho que o mais importante não são equipamentos, não é paisagem. Tudo começa com um bom olhar. Digo que às vezes a gente ‘captura’ fotos lindas só com os olhos”. “Se você quer e tem muita vontade de começar a eternizar o que seus olhos veem, comece investindo em uma câmera mais modesta – pode ser até um celular com uma boa câmera -, e estude sobre as configurações de luminosidade e outras ferramentas da câmera.” Este é o caminho, garante Daniel que ainda vai nos trazer muitas outras fotos incríveis.

O cataguasense Daniel Antoniol O cataguasense Daniel Antoniol O cataguasense Daniel Antoniol O cataguasense Daniel Antoniol

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Equipe com cataguasense é campeã em competição de foguetes

Jovem diretor cataguasense, Pedro Chaves, lança o filme “Integrados”

Com informações do g1 Zona da Mata | Fotos: Daniel Antoniol