Músico e compositor Emanuel Messias lança seu songbook


Músico e compositor Emanuel Messias lança seu songbook

Quando alguém for escrever a história da música feita em Cataguases o nome de Emanuel Messias Mariquito, inevitavelmente, terá um capítulo especial. E por diversas razões, porque ele possui a incrível capacidade de se renovar, recriar, inventar, produzir e fazer tudo isso sem praticamente apoio de nenhum meio governamental ou de incentivos culturais. Ele faz e sempre fez porque acredita no seu talento e sabe que produz tudo com muita qualidade.

Músico e compositor EmanuelAssim a noite desta terça-feira, 26 de setembro, teve um significado maior, quando Emanuel Messias presenteou o público com o lançamento de seu songbook. Um “livrão”, no aumentativo mesmo, para que este texto passe a exata grandeza dessa sua iniciativa. Ali ele reuniu toda a sua longa, extensa e bela obra musical com seus parceiros de vida onde o leitor pode ouvir todas as suas canções por meio de um QR Code e tocá-las, porque todas estão cifradas.

O lançamento aconteceu a partir das 19h na sede do Lions Clube de Cataguases e contou com os principais músicos da cidade, amigos, familiares, bem como de todos aqueles que participaram ou assistiram o percurso musical de Emanuel Messias. Casa cheia e muita música marcaram a noite. Seus amigos e parceiros se revezavam ao microfone em interpretações das canções de sua carreira, antes, depois e, inclusive, durante a existência do inesquecível Grupo Aero, um marco musical da cidade a partir dos anos 80 cujas canções estavam na boca de todos os cataguasenses.

Além de toda a sua historiografia musical o songbook de Emanuel Messias traz uma riqueza imensa de informações sobre sua carreira musical, que também forma grande parte da história da música cataguasense a partir dos anos oitenta até os dias atuais. Afinal o Grupo Aero surgiu em 1981 e a antológica música “Aero Willys” (do saudoso Agenor Ladeira) estourou em toda a região contribuindo decisivamente para o grupo ficar conhecido. Naquela época era difícil encontrar alguém na cidade que não soubesse cantar o refrão “eu vou no meu Aero Willys, eu vou…”. Aos 65 anos de idade Emanuel Messias, um incansável operário das notas musicais, segue produzindo a todo vapor e quando o público menos esperar, como fez agora, ele nos surpreende com novidades. E a gente vai aplaudir.

Músico e compositor Emanuel

Músico e compositor Emanuel

NOTÍCIAS RELACIONADAS
O multiartista Emanuel Messias lança livro sobre sua mágica

Emanuel Messias em três tempos: o músico, o mágico, o contador