Estudantes da Escola de Engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) foram campeões da segunda principal competição experimental de engenharia de foguetes e satélites do mundo. No time Fênix UFMG composto de 25 alunos, está o cataguasense Caio Bertolato Pereira. A equipe venceu a Latin American Space Challenge (Lasc), evento de foguetemodelismo realizado no último fim de semana em Tatuí, interior de São Paulo.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
Caio foi notícia em 2019 neste Site. À época com 17 anos, participou pelo segundo ano consecutivo de uma competição internacional de Matemática, a Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), em Taipei, capital de Taiwan. Trata-se de uma das principais competições de Matemática do mundo onde Caio havia conquistado no ano anterior a medalha de prata. Nesta ele trouxe para casa a medalha de bronze.
Agora, cursando o 7º período de Engenharia Mecânica naquela universidade segue fazendo história, desta vez integrando uma equipe de universitários que concorreu com outras equipes brasileiras e também de outros doze países, de todo o mundo, como Índia e China. O foguete da Fênix UFMG, batizado de Guará, percorreu a distância de 999,6 metros, ficando a apenas 40 centímetros atrás da meta proposta pela categoria.
Além de percorrer a distância exigida na categoria, o Guará também tinha a missão de transportar e ejetar um satélite experimental produzido pela Czar Space, grupo de competição e pesquisa em pequenos satélites da UFMG. Além disso, ambos deveriam retornar em segurança ao solo, com o auxílio de paraquedas.
Todo o processo de preparação do Guará e da equipe para o evento durou cerca de um ano, incluindo o projeto, a construção do foguete, os testes e as simulações. A Fênix UFMG também venceu em uma categoria lançada nesta edição, denominada Flight Dynamics, que avalia o melhor desempenho de voo.
LEIA TAMBÉM
Estudante cataguasense vai participar de competição mundial de Matemática
Fonte: BHAZ | Foto: UFMG – Divulgação e Acervo pessoal