A Instância de Governança Regional (IGR) Serras e Cachoeiras (novo nome para os antigos Circuitos Turísticos) acaba de conseguir uma grande conquista: 100% de seus municípios associados (dezoito no total) estão habilitados para recebimento de ICMS Turismo ano referência 2022, conforme publicação no Diário Oficial Eletrônico.
📸 Siga o Site do Marcelo Lopes no Facebook e no Instagram
📱Receba no WhatsApp as notícias do Site do Marcelo Lopes
O ICMS Turismo atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável, em especial os que se relacionam com as políticas para o turismo dos governos estadual e federal.
Para se habilitar ao repasse, anualmente, o município precisa comprovar o cumprimento dos seguintes critérios obrigatórios:
▸ Participar do Programa de Regionalização do Turismo no estado de Minas Gerais;
▸ Ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo;
▸ Possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), constituído e em regular funcionamento;
▸ Possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em regular funcionamento.
Além desses critérios obrigatórios, os municípios recebem uma pontuação extra, no caso de serem habilitados nos critérios patrimônio cultural e meio ambiente.
O percentual do ICMS Turismo a ser repassado para os municípios é definido com base no cálculo do índice de investimento em turismo do município e o somatório dos índices de investimento em turismo de todos os municípios habilitados a receber o incentivo (fórmula matemática estabelecida pela Lei nº 18.030/09).
Municípios que integram a IGR Serras e Cachoeiras: Além Paraíba, Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Guidoval, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Palma, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, São Sebastião da Vargem Alegre, Volta Grande.
LEIA TAMBÉM
Argirita vai continuar à frente do Circuito Serras e Cachoeiras
Serras e Cachoeiras lança concurso de fotografias com o tema “Oncê foi?”
Fonte: Jornal O Vigilante Online com Marke Mídia/Cristiano Fófano