A Associação Mulheres Unidas Contra a Violência (MUV) realizou na noite desta terça-feira, 8 de agosto, no auditório do Colégio Cataguases encontro para conscientizar sobre o mês Agosto Lilás. Durante este mês é realizada uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha. Esta foi a terceira edição do evento, que lotou o anfiteatro.
Estiveram presentes representantes de diversos setores da sociedade cataguasense, como o vice-prefeito Marco Aurélio Andrade (foto acima); o diretor do Campus Avançado do IF Sudeste em Cataguases, Leandro Borges; as advogadas Patrícia Tobias e Luísa Gouvêa representando a OAB Mulher de Cataguases; Patrícia Matias, coordenadora da Casa de Maria; Neide Couto, Assistente Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cataguases (foto abaixo); Valéria Dias, do Coletivo Lélias, e Alyne Santtos mulher trans e empresária, além de representantes de outras cidades.
As organizadoras do encontro resumiram o evento em uma frase: “Uma noite impactante e marcada pela emoção e coragem de mulheres unidas e guerreiras.” A afirmação deve-se ao fato de que o evento lembrou tragédias ocorridas com mulheres da cidade, vítimas da violência doméstica. Familiares de algumas delas que perderam suas vidas contaram suas histórias e sofrimento, em um momento de emoção em que, em seguida foi reforçada a importância de ações que fortaleçam o papel da mulher na sociedade.
Além disso, o depoimento de uma vítima da violência doméstica que sobreviveu às agressões, foi atendida e recebeu apoio do MUV, levou quase toda a plateia a se comover com sua história. Força e determinação para superar o momento de maior dificuldade de sua vida e o desejo de recomeçar uma nova história foram as lições deixadas por ela. Ao encerrar o evento a MUV agradeceu a participação de todos e, principalmente, a confiança que vem recebendo da sociedade.
LEIA TAMBÉM
Campanha Agosto Lilás terá ações de conscientização em Cataguases
Agosto Lilás tem blitz educativa na Chácara Dona Catarina
Fotos: MUV – divulgação